A identificação desvelada na análise do discurso de professores de Inglês em formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228523

Palavras-chave:

Análise do discurso, Professor de Inglês, Formação inicial

Resumo

Este artigo procura discutir o perfil identitário do aluno de Letras em formação inicial, tomando como embasamento teórico a concepção de Identificação em Fairclough (2003), que engloba uma identidade social e uma individual. Segundo o autor, a primeira está relacionada às circunstâncias sociais nas quais o indivíduo nasce. A segunda é adquirida mais tarde, quando o indivíduo assume papéis sociais. Para a realização deste artigo, foram elaborados e aplicados dois questionários e entrevistas com seus alunos cursando o primeiro semestre do curso de Letras/Inglês da UFSM. Na análise dos questionários e entrevistas, utilizei a proposta de análise de Fairclough, focalizando duas características textuais: a modalidade e a avaliação. Os resultados da análise indicam que grande parte desses alunos, futuros profissionais não se percebem, não se reconhecem “Professores de Inglês”. Seu interesse pelo curso de Letras está relacionado à possibilidade de acesso à aprendizagem de línguas e às oportunidades que o conhecimento destas pode trazer, como, por exemplo, viajar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Kirchhof Ticks, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Curso de Graduação em Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM/RS. É Coordenadora Administrativa do LABLER-Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação desde 2009. É Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). É Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). É membro do Grupo de Pesquisa/CNPq "Linguagem como Prática Social" (Ref. UFSM.0043). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de inglês, concepções de linguagem, análise crítica do discurso, identidade e gêneros textuais.Tem experiência como jornalista, tendo atuado como repórter em jornais impressos e assessorias de comunicação.

Referências

ABRAÃO, M.H.V. (2004). Crenças, pressupostos e conhecimentos de alunos-professores de língua estrangeira e sua formação inicial. In: M.H.V ABRAÃO (Org.). Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas: Pontes Editores, p. 131-52.

BERGER, P. & LUCKMANN, T. (1985). A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes.

CABRAL, S. ( 2002) Estrutura textual e transitividade: a carta do leitor como construção da experiência. Dissertação de mestrado. UFSM.

CASTRO, S. T. R. (2004). Representações de alunos de inglês de um curso de letras. The ESPecialist, 25 (especial): 39-57.

CELANI, M. A. A. & MAGALHÃES, M. C. (2002). Representações de professores de inglês como língua estrangeira sobre suas identidades profissionais: uma proposta de reconstrução. In: L. P. MOITA LOPES & L.C. BASTOS. Identidades: recortes multi e interdisciplinares. (Orgs.). Campinas, SP: Mercado de Letras, p.319-37.

CELANI, M. A. A. (2001). Ensino de línguas estrangeiras – ocupação ou profissão. In: V. LEFFA (Org.). O professor de línguas estrangeiras – construíndo a profissão. Pelotas: Educat, p. 21-40.

ELIAS, N. & SCOTSON, J. L. (2000). Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

FAIRCLOUGH, N. (2003). Analysing discouse: Textual analysis for social research. London/New York: Routledge.

GIMENEZ, T. (2004). Tornando-se professores de inglês: experiências de formação inicial em um curso de Letras. In: M.H.V ABRAÃO (Org.) Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas: Pontes Editores, p. 171-87.

GRIGOLETO, M. (2005). Ideologia e processos identitários: o simbólico em questão. In: M. M. FREIRE, M. H. V. ABRAÃO & A . M. F. BARCELOS. Lingüística aplicada e contemporaneidade. São Paulo: Pontes Editores.

HALL, S. (2005). Quem precisa da identidade? In: T.T. SILVA (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, p.103-33.

HALLIDAY, M. (1004). An introduction to functional grammar. 2 ed. London: Edward Arnold.

ORTENZI, D; MATEUS, E. F. & REIS, S. (2002). Alunas formandas do curso de letras angloportuguesas: Escolhas, marcos e expectativas. In: T. GIMENEZ (Org.). Trajetórias na forma- ção de professoras de línguas. Londrina: Editora UEL, p. 143-156.

TELLES, J. (2002). “É pesquisa, é? Ah, não quero, não, bem!” Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Linguagem & Ensino, 5(2): 91-116.

TELLES, J. (1999). A trajetória narrativa: Histórias sobre a formação do professor de línguas e sua prática pedagógica. Trabalhos em Lingüística Aplicada, 34 (Jul./dez.): 79-92.

PAIVA, V. M. O. (2005). Memórias de aprendizagem de professores de língua inglesa. Disponível em: http://www.veramenezes.com/narprofessores.htm. Acesso em: 31 maio de 2005.

RAJAGOPALAN, K. (2002). A confecção do memorial como exercício de reconstituição do self. In: L. P. MOITA LOPES & L.C. BASTOS. (Orgs.) Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado de Letras. P.339-49.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Ticks, L. K. (2017). A identificação desvelada na análise do discurso de professores de Inglês em formação inicial. Linguagens & Cidadania, 7(1). https://doi.org/10.5902/1516849228523