CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE LÍNGUAS: QUANDO O DISCURSO SE REFLETE NA PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849229778

Palavras-chave:

Concepções de Aprendizagem, Análise Crítica do Discurso, Pesquisa qualitativa

Resumo

Este trabalho visa reportar a análise das concepções de aprendizagem subjacentes no discurso de uma professora da disciplina de Estágio Supervisionado, do curso de Letras – Inglês da UFSM, ao descrever sua prática. Como aporte teórico, adotamos as teorias cognitivista (CHOMSKY, 1981; 1986; 1987; 1988; 1995; PIAGET, 1976, 1987, 1988) e sócio-histórico-cultural (VYGOTSKY, 1931; 1934, 2001). Analisamos a transcrição de uma entrevista semiestruturada com a professora. Para isso, recorremos à Análise Crítica do Discurso (ACD) (FAIRCLOUGH, 2003) e adaptamos de Ticks (2009) três categorias para discutir os dados: 1) identificação da perspectiva; 2) contexto nos quais a perspectiva é vivenciada pela participante em relação ao contexto escolar e 3) papéis sociais do aluno e do professor. Os resultados revelaram dois momentos: o primeiro, com foco na descrição da formação inicial da professora, evidenciando a perspectiva cognitivista; e o segundo com foco no seu relato como formadora, demonstrando a teoria sócio-histórico-cultural.

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Biografia do Autor

Andressa Dawwed dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

Anidene da Siqueira Cecchin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras/UFSM, Estudos Linguísticos

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Publicado

2018-03-14

Como Citar

Santos, A. D. dos, & Cecchin, A. da S. (2018). CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE LÍNGUAS: QUANDO O DISCURSO SE REFLETE NA PRÁTICA. Linguagens & Cidadania, 19. https://doi.org/10.5902/1516849229778