CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE LÍNGUAS: QUANDO O DISCURSO SE REFLETE NA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849229778Palavras-chave:
Concepções de Aprendizagem, Análise Crítica do Discurso, Pesquisa qualitativaResumo
Este trabalho visa reportar a análise das concepções de aprendizagem subjacentes no discurso de uma professora da disciplina de Estágio Supervisionado, do curso de Letras – Inglês da UFSM, ao descrever sua prática. Como aporte teórico, adotamos as teorias cognitivista (CHOMSKY, 1981; 1986; 1987; 1988; 1995; PIAGET, 1976, 1987, 1988) e sócio-histórico-cultural (VYGOTSKY, 1931; 1934, 2001). Analisamos a transcrição de uma entrevista semiestruturada com a professora. Para isso, recorremos à Análise Crítica do Discurso (ACD) (FAIRCLOUGH, 2003) e adaptamos de Ticks (2009) três categorias para discutir os dados: 1) identificação da perspectiva; 2) contexto nos quais a perspectiva é vivenciada pela participante em relação ao contexto escolar e 3) papéis sociais do aluno e do professor. Os resultados revelaram dois momentos: o primeiro, com foco na descrição da formação inicial da professora, evidenciando a perspectiva cognitivista; e o segundo com foco no seu relato como formadora, demonstrando a teoria sócio-histórico-cultural.
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