A identificação desvelada na análise do discurso de professores de Inglês em formação inicial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228523

Palabras clave:

Análise do discurso, Professor de Inglês, Formação inicial

Resumen

Este artigo procura discutir o perfil identitário do aluno de Letras em formação inicial, tomando como embasamento teórico a concepção de Identificação em Fairclough (2003), que engloba uma identidade social e uma individual. Segundo o autor, a primeira está relacionada às circunstâncias sociais nas quais o indivíduo nasce. A segunda é adquirida mais tarde, quando o indivíduo assume papéis sociais. Para a realização deste artigo, foram elaborados e aplicados dois questionários e entrevistas com seus alunos cursando o primeiro semestre do curso de Letras/Inglês da UFSM. Na análise dos questionários e entrevistas, utilizei a proposta de análise de Fairclough, focalizando duas características textuais: a modalidade e a avaliação. Os resultados da análise indicam que grande parte desses alunos, futuros profissionais não se percebem, não se reconhecem “Professores de Inglês”. Seu interesse pelo curso de Letras está relacionado à possibilidade de acesso à aprendizagem de línguas e às oportunidades que o conhecimento destas pode trazer, como, por exemplo, viajar.

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Biografía del autor/a

Luciane Kirchhof Ticks, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Curso de Graduação em Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM/RS. É Coordenadora Administrativa do LABLER-Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação desde 2009. É Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). É Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). É membro do Grupo de Pesquisa/CNPq "Linguagem como Prática Social" (Ref. UFSM.0043). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de inglês, concepções de linguagem, análise crítica do discurso, identidade e gêneros textuais.Tem experiência como jornalista, tendo atuado como repórter em jornais impressos e assessorias de comunicação.

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Publicado

2017-08-09

Cómo citar

Ticks, L. K. (2017). A identificação desvelada na análise do discurso de professores de Inglês em formação inicial. Linguagens & Cidadania, 7(1). https://doi.org/10.5902/1516849228523

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