LEITURA E PRODUÇÃO DE CRÔNICAS NA EJA

Autores

  • Larissa Nascimento de Oliveira Universidade Estadual do Piauí https://orcid.org/0000-0003-2898-5465
  • Alinne Souza Andrade Universidade Estadual do Piauí
  • Lucelia Sousa Almeida Universidade Estadual do Piauí/ Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849232257

Palavras-chave:

Leitura, Produção textual, Crônicas, EJA.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo demonstrar a análise dos resultados obtidos do desenvolvimento de um projeto denominado “Leitura e Produção de Crônicas na EJA” com as turmas de 3ª etapa da Escola Municipal Zila Almeida e 5ª etapas das escolas municipais Antonio Emílio de Araújo Seligmann e Prof. José de Lima Couto. Optou-se pela escolha do gênero literário crônica por serem textos que abordam assuntos próximos a realidade e dia a dia dos alunos, estruturados em uma linguagem simples e acessível, afirmando-se como um ótimo recurso do qual o professor de Língua Portuguesa pode vir a utilizar no incentivo a leitura e produção textual. Para tal, a pesquisa desenvolveu-se em duas metodologias, inicialmente com uma pesquisa bibliográfica fundamentada nas ideias de Ingedore Villaça Koch (2009, 2011), Marcuschi (2003), Klein (2009), Antunes (2003) e Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), dentre outros autores, e como segunda abordagem metodológica utilizou-se a pesquisa-ação associada à realização de uma ação ou a resolução de um problema. Os resultados observados demonstraram que a modalidade de ensino EJA não valoriza a literatura o que acaba não incentivando o exercício da leitura e quanto a produção textual os alunos possuem criatividade, entretanto, demonstraram dificuldades na atividade de escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Nascimento de Oliveira, Universidade Estadual do Piauí

Acadêmica do Curso Letras Português na instituição Universidade Estadual do Piauí Campus Alexandre Alves de Oliveira

Alinne Souza Andrade, Universidade Estadual do Piauí

Acadêmica do Curso Letras Português na instituição Universidade Estadual do Piauí Campus Alexandre Alves de Oliveira

Lucelia Sousa Almeida, Universidade Estadual do Piauí/ Universidade de Brasília

Professor Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Mestre em Letras (UESPI); Doutoranda em Letras (UNB).

Referências

AMARAL, H. Questão de gênero: O gênero textual crônica. Revista Na ponta do Lápis, São Paulo, ano IV, n. 10, dez, 2008.

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

GONÇALVES, C. R, CARVALHO, M.T.N. Prática textual: ensino, produção e revisão. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 235-249, 1. sem, 2010. Disponível em:<http://200.239.128.16/bitstream/123456789/7532/1/ARTIGO_Pr%C3%A1ticaTextualEnsino.pdf> Acesso em: 30 out. 2017.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

KOCH, I. G. V. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

KLEIN, L. R, CAVAZOTTI, M. A. Metodologia do ensino de Língua Portuguesa. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita. São Paulo: Cortez, 2003.

ROSA, Douglas Corrêa da. A produção de texto como prática social. In: SIELP, 1., 2012, Uberlândia. Anais... Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/06/volume_2_artigo_097.pdf> Acesso em: 30 out. 2017.

SILVEIRA, M. I. M. Ateliê de crônicas & portfólio. Leitura (UFAL), v. 42 p. 237-249, 2009.

STADYKOSKI, R. D. As cartas do leitor e o ensino de língua materna. Paraná,(s.d). Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1022-4.pdf> Acesso em: 30 out. 2017.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Oliveira, L. N. de, Andrade, A. S., & Almeida, L. S. (2018). LEITURA E PRODUÇÃO DE CRÔNICAS NA EJA. Linguagens & Cidadania, 20. https://doi.org/10.5902/1516849232257