LEITURA E PRODUÇÃO DE CRÔNICAS NA EJA
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849232257Parole chiave:
Leitura, Produção textual, Crônicas, EJA.Abstract
O presente artigo tem como objetivo demonstrar a análise dos resultados obtidos do desenvolvimento de um projeto denominado “Leitura e Produção de Crônicas na EJA” com as turmas de 3ª etapa da Escola Municipal Zila Almeida e 5ª etapas das escolas municipais Antonio Emílio de Araújo Seligmann e Prof. José de Lima Couto. Optou-se pela escolha do gênero literário crônica por serem textos que abordam assuntos próximos a realidade e dia a dia dos alunos, estruturados em uma linguagem simples e acessível, afirmando-se como um ótimo recurso do qual o professor de Língua Portuguesa pode vir a utilizar no incentivo a leitura e produção textual. Para tal, a pesquisa desenvolveu-se em duas metodologias, inicialmente com uma pesquisa bibliográfica fundamentada nas ideias de Ingedore Villaça Koch (2009, 2011), Marcuschi (2003), Klein (2009), Antunes (2003) e Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), dentre outros autores, e como segunda abordagem metodológica utilizou-se a pesquisa-ação associada à realização de uma ação ou a resolução de um problema. Os resultados observados demonstraram que a modalidade de ensino EJA não valoriza a literatura o que acaba não incentivando o exercício da leitura e quanto a produção textual os alunos possuem criatividade, entretanto, demonstraram dificuldades na atividade de escrita.
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