Leitura reflexiva de diários de acadêmicos

Autores

  • Rosangela Segala de Souza Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos
  • Tânia Maria Moreira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849229197

Palavras-chave:

Leitura reflexiva, Diários, Acadêmicos

Resumo

Este artigo propõe-se a discutir e ilustrar alguns princípios norteadores da leitura reflexiva de diários produzidos por acadêmicos do oitavo semestre do curso de Letras, a partir da experiência de pesquisa-ação desenvolvida em disciplina-projeto de graduação no ano de 2002. Procedeu-se à leitura dos diários tendo como referência o paradigma indiciário e o modelo de processamento mental de D'Andrade modificado por Richter. As interpretações aqui discutidas permitiram equacionar aspectos das percepções, crenças, concepções de leitura e gramática de duas acadêmicas em formação inicial.

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Biografia do Autor

Rosangela Segala de Souza, Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos

Atualmente é professora do Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos, com dedicação exclusiva. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1985) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003).

Tânia Maria Moreira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui doutorado (2012) e mestrado (2003) em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, especialização em Informática Educativa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Português pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Borja (1989) e graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Borja (1985). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e está em exercício provisório na Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Referências

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Publicado

2017-09-24

Como Citar

Souza, R. S. de, & Moreira, T. M. (2017). Leitura reflexiva de diários de acadêmicos. Linguagens & Cidadania, 5(1). https://doi.org/10.5902/1516849229197