Leitura reflexiva de diários de acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849229197Parole chiave:
Leitura reflexiva, Diários, AcadêmicosAbstract
Este artigo propõe-se a discutir e ilustrar alguns princípios norteadores da leitura reflexiva de diários produzidos por acadêmicos do oitavo semestre do curso de Letras, a partir da experiência de pesquisa-ação desenvolvida em disciplina-projeto de graduação no ano de 2002. Procedeu-se à leitura dos diários tendo como referência o paradigma indiciário e o modelo de processamento mental de D'Andrade modificado por Richter. As interpretações aqui discutidas permitiram equacionar aspectos das percepções, crenças, concepções de leitura e gramática de duas acadêmicas em formação inicial.Downloads
Riferimenti bibliografici
CARMAGNANI, A. M. G. Relendo modos de ler a leitura. Contexturas: ensino crítico de língua inglesa, n. 1, p. 33-40, 1992.
D’ANDRADE, R. (1987) A folk model of mind. In: HOLLAND, D. & QUINN, N. Cultural Models in Language & Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. p.112-148.
ECO, U. & SEBEOK, T. A. (orgs.) O signo de três. São Paulo: Perspectiva, 1991.
FIAD, R. & SILVA, L.L.M. Diários de campo na prática de ensino: um gênero discursivo em construção. In: Leitura: teoria & prática. Campinas, SP: ALB, Porto Alegre: Mercado Aberto, jun. 2000, vol. 19, nº 35.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 2001.
GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
McCARTHEY, S.J. & RAPHAEL, T.E. Alternative research perspectives. In: Reading,/writing connections. International Reading Association, 1992.
PORLÁN, R. & MARTÍN, J. El diario del professor. Sevilla: Díada Editora, 1997.