O discurso da ciência em notícias de popularização da ciência sobre Informática

Autores

  • Tânia Maria Moreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Raquel Bevilaqua Universidade Federal de Santa Maria
  • Anelise Scotti Scherer Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-6986-4494

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228040

Palavras-chave:

Science popularization, Manifest intertextuality, Informatics

Resumo

This paper aims at presenting the analysis of the scientific discourse concerning the field of informatics in 10 science popularization news from ZH Newspaper in order to better understand how this scientific discourse is formulated in the journalistic media. The texts were analyzed from the perspective of Critical Genre Analysis. Different voices were identified in the texts, representing four communities: the media, higher education institutions, private institutions and the virtual. The most recurrent voices in the corpus are the journalists’ voice, which is represented through free indirect report and the voices of higher education and private institutions, which are represented through indirect and direct report of researchers from academia and private institutions in the field of informatics. These results unveil a canonical or modern perspective (JAPIASSÚ, 1982) of science popularization as a simplification of Science (HILGARTNER, 1990).

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Biografia do Autor

Tânia Maria Moreira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui doutorado (2012) e mestrado (2003) em Letras pela UFSM, especialização em Informática Educativa pela UFRGS (1999) e especialização em Português (1989) e graduação (1985)em Letras - Licenciatura Plena, pela FAFISB. Tem experiência nas áreas de Letras (com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, atuando na Educação Básica, bem como no Ensino Técnico), de Pedagogia e de Informática Educativa (com ênfase na formação inicial e continuada de professores, na modalidade presencial e a distância). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá/PA.

Raquel Bevilaqua, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Letras Inglês/Português e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). É mestre em Letras pela mesma instituição de ensino (2005). É doutora em Letras - Estudos Linguísticos pela UFSM (2015), e realiza sua pesquisa na área de (multi)letramento(s) e ensino de inglês para fins específicos. Atualmente, é professora de inglês e produção textual do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e desenvolve suas atividades docentes em cursos de nível médio, técnico e tecnológico.

Anelise Scotti Scherer, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente é doutoranda em Letras-Estudos Linguísticos, bolsista CAPES (PPGL/UFSM). É mestre em Letras - Estudos Linguísticos (2013), licenciada em Letras - Inglês e Literaturas da Língua Inglesa (2011) e Desenho e Plástica (2007) e bacharel em Desenho e Plástica (2006) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desenvolve trabalho na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Análise Crítica de Gênero, letramentos acadêmicos e ensino de língua inglesa.

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Publicado

2017-07-08

Como Citar

Moreira, T. M., Bevilaqua, R., & Scherer, A. S. (2017). O discurso da ciência em notícias de popularização da ciência sobre Informática. Linguagens & Cidadania, 13(1). https://doi.org/10.5902/1516849228040