Conceitos de leitura de professores em formação inicial: um estudo de caso

Autores

  • Tânia Maria Moreira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849230361

Palavras-chave:

Leitura, Professor, Formação inicial

Resumo

É sabido que as dificuldades de leitura apresentadas pelos alunos têm sua origem em fatores de diferentes ordens, tais como: social, econômico, político e educacional; e que o caminho para solucionar o problema consiste em desenvolver ações e pesquisas sobre esses fatores. Em um estudo realizado procurou-se centrar a atenção em questões educacionais, mais especificamente sobre a formação de conceitos de leitura de acadêmicos em formação. Neste trabalho, desenvolveu-se uma experiência pedagógica com o objetivo de investigar e descrever os processos cognitivos e eventuais evoluções na formação de conceitos de leitura de acadêmicos-estagiários de língua materna, do Curso de Letras da UFSM, a partir de registros retrospectivos e prospectivos revelados em diários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Maria Moreira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui doutorado (2012) e mestrado (2003) em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, especialização em Informática Educativa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Português pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Borja (1989) e graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Borja (1985). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e está em exercício provisório na Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Referências

D’ANDRADE, R.(1987) A folk model of mind. In: HOLLAND, D. & QUINN, N. Cultural Models in Language & Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. p.112-148.

ECO, U. & SEBEOK, T. A. (orgs.) O signo de três. São Paulo: Perspectiva, 1991.

GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas, sinais: morfologia e historia. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

CARR, Wilfred & KEMMIS, Stephen. Becoming critical: education, knowledge and action research. Deakin University Press, 1986.

Downloads

Publicado

2017-12-10

Como Citar

Moreira, T. M. (2017). Conceitos de leitura de professores em formação inicial: um estudo de caso. Linguagens & Cidadania, 5(2). https://doi.org/10.5902/1516849230361