Uma proposta baseada em valores, atitudes e práticas para o ensino inclusivo ampliado na Educação Física

Autores

  • Reiner Hildebrandt-Stramann Universidade Técnica de Braunschweig (Institut für Sportwissenschaft und Bewegungspädagogik-Technische Universität Braunschweig)
  • Luciana Erina Palma Universidade Federal de Santa Maria
  • Marli Hatje Universidade Federal de Santa Maria
  • Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546469038

Palavras-chave:

Inclusão; Valores sociais; Educação Física

Resumo

Este artigo traz uma compreensão ampliada da inclusão, baseada na diversidade e na singularidade das pessoas. Está centrada em valores como liberdade, igualdade e pertencimento, todos derivados da Convenção sobre Direitos Humanos, da Convenção sobre os Direitos da Criança e da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Desses valores resultam atitudes e práticas inclusivas que, em decorrência, determinam uma pedagogia inclusiva. As atitudes incluem a valorização da diferença, o reconhecimento da igualdade e a valorização da semelhança. Por fim, é apresentada uma compreensão de prática inclusiva do movimento com o tema "inclusão por meio das relações do movimento", baseado em valores e atitudes inclusivos.

Palavras-chave: Inclusão; Valores sociais; Educação Física

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Publicado

05-09-2022

Como Citar

Hildebrandt-Stramann, R., Erina Palma, L., Hatje, M., & Aparecido Bassoli de Oliveira, A. (2022). Uma proposta baseada em valores, atitudes e práticas para o ensino inclusivo ampliado na Educação Física. Kinesis, 40. https://doi.org/10.5902/2316546469038

Edição

Seção

Ensaios