Um olhar às narrativas dos pais de crianças com TEA: compreendendo os sentimentos e os desafios na busca por um atendimento adequado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X71018

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Saúde, Família

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, considerado um problema de saúde pública devido diagnóstico crescente mundialmente. O presente estudo buscou analisar, através das narrativas produzidas pelos pais de crianças com TEA, os sentimentos e as repercussões do diagnóstico na família, bem como as condutas tidas como adequadas em relação atendimento prestados pelos profissionais de saúde. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de caráter qualitativo, desenvolvida em um município no interior do estado do Rio Grande do Sul, onde foram aplicadas entrevistas com 13 pais de crianças com TEA. Os dados foram coletados entre março e maio de 2022, nas residências e no local de trabalho dos entrevistados. Para a análise dos dados utilizou-se o método de Análise de Conteúdo, emergindo quatro categorias temáticas: reações e sentimentos diante de um diagnóstico, o TEA e as repercussões familiares e sociais, narrativas dos pais referentes aos atendimentos prestados pelos profissionais de saúde, condutas profissionais consideradas ideais. Os resultados indicaram que o diagnóstico impacta de diversas maneiras na vida dos familiares, despertando diferentes sentimentos, requerendo alterações na rotina e na vida social, pois a família acaba centrando suas atividades conforme as demandas da criança. Dentre as dificuldades enfrentadas, destaca-se a falta de acolhimento e apoio nos serviços de saúde, dificuldades de acesso às terapias e a escassez de profissionais especializados. Conclui-se que o cuidado efetivo a pessoa com TEA e sua família ainda possui fragilidade e os profissionais devem ser capacitados para as demandas desta condição que vem aumentando.

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Biografia do Autor

Luiza Pessi Rossetti, Universidade de Santa Cruz do Sul

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Endereço para correspondência: luizapessirossetti2@gmail.com. Telefone para contato: (51) 99770-2797.

Leni Dias Weigelt, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006); Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1999); Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Santa Maria (1979). Docente do Corpo Permanente do Mestrado Profissional em Psicologia e do Departamento de Ciências da Saúde Da Universidade de Santa Cruz do Sul - Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Endereço para correspondência: lenid@unisc.br. Telefone para contato: (51) 99994-5620.

Micila Pires Chielle, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2004); Graduada em Enfermagem - Habilitação Enfermeiro, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1999). Docente do Departamento de Ciências da Saúde Da Universidade de Santa Cruz do Sul - Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Endereço para correspondência: micila@unisc.br. Telefone para contato: (51) 99739-7790.

Vera Elenei da Costa Somavilla, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014); Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2001); Graduada em Enfermagem e Obstetrícia e Licenciatura em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (1994). Docente nos cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e no Programa de Mestrado em Psicologia na Universidade de Santa Cruz do Sul - Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Endereço para correspondência: veras@unisc.br. Telefone para contato: (51) 98126-4053.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Rossetti, L. P., Weigelt, L. D., Chielle, M. P., & Somavilla, V. E. da C. (2023). Um olhar às narrativas dos pais de crianças com TEA: compreendendo os sentimentos e os desafios na busca por um atendimento adequado. Revista Educação Especial, 36(1), e63/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X71018

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