Aspectos sociodemográficos, laborais e clínicos de famílias com filhos com TEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67795

Palavras-chave:

Aspectos sociodemográficos e laborais, Condições de Saúde, Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

Este estudo objetivou investigar e caracterizar os aspectos sociodemográficos, laborais e clínicos de famílias com filhos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista - TEA. Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, transversal e descritivo, realizado no território nacional, a partir da aplicação de um Questionário on-line. Participaram do estudo 91 mães e 1 pai de crianças/adolescentes diagnosticados com TEA com idades de dois a 18 anos. Os resultados apontam que a maioria dos responsáveis eram casados (79,3%) e com ensino superior (65,3%), residentes nos Estados da Região Sul (50%) e Norte (21,7%). Quanto ao estado de saúde dos pais 44,6% realizam algum acompanhamento de saúde, dos quais 29,3% de saúde física e 20,7% de saúde mental. Em relação aos filhos com TEA, 80,4% eram do gênero masculino, em Nível 1(72,8%), com TDAH como comorbidade (22,8%). Os dados acenam para relevância de uma análise do TEA sob uma visão sistêmica da família e suas necessidades, a fim de identificar as características sociodemográficas, laborais e clínicas das famílias com filhos autistas, para subsidiar os profissionais que atuam frente ao tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Cavalcante Melo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (2004); Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - RS (2021); Especializações em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Faculdade Marta Falcão - AM (2007); Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade Marta Falcão (2013); Terapia Cognitivo Comportamental com ênfase na criança e adolescência pela Faculdade Mario Quintana - Famaqui - RS (2017). Professora especialista durante 6 anos e meio no Centro Universitário Luterano de Manaus (2005-2011), nos cursos de Graduação em Psicologia, Pedagogia, Direito, Educação Física, Tecnológico de Recursos Humanos e Logística e EAD. Professora do curso de Pós Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental da Faculdade Marta Falcão (2017) e Pós Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2021). Desde 2011 dedico meu tempo ao trabalho clínico com foco no Tratamento especializado de crianças com Transtorno do Espectro Autista.

Clarisse Pereira Mosmann, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Clarisse Mosmann é doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), com estágio Pós-Doutoral na Universidade de Girona (2008) e na UFGRS (2010), especialista em Terapia de Casal e Família pela Escuela de Formación en Terapia Familiar - STIRPE, Espanha (2003). Possui Diploma de Estudios Avanzados em Psicología Escolar y del Desarrollo pela Universidad Complutense de Madrid (2003). É graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é Coordenadora Executiva do Programa de Pós-Graduação e Professora do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atuou como Articuladora do Lato Senso da Escola de Saúde entre 2017 e 2018. Foi editora científica da Revista Contextos Clínicos (2016/2018). Coordena o Núcleo de Estudos em Casais e Famílias (NECAF) investigando na área de Psicologia Familiar os seguintes temas: Dinâmica de funcionamento familiar e conjugal; Conjugalidade, Coparentalidade, Parentalidade e Psicopatologia na Infância e Adolescência; Conflito Conjugal e Estratégias de Resolução de Conflitos conjugal e parental.

Referências

APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5ªedição. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BAIO, Jon; WIGGINS, Lisa; CHRISTENSEN, Deborah L.; MAENNER, Mainner J.; DANIELS, Julie; WARREN, Zahorodny; ... & DOWLING, Nicole F. Prevalence of autism spectrum disorder among children aged 8 years—autism and developmental disabilities monitoring network, 11 sites, United States, 2014.USA: MMWR Surveillance Summaries, 2018. v. 67, n. 6, p. 1. DOI: https://dx.doi.org/10.15585%2Fmmwr.ss6706a1.

BAGAIOLO, Leila F.; CUNHA, Graccielle R. D.; NOGUEIRA, Maria Luísa M.; BRAIDO, Mariana; BORDINI, Daniela; SASAKI, Tatiana N.;&PACÍFICO, Claudia R. Implementing a community-based parent training behavioral intervention for Autism Spectrum Disorder.São Paulo: Psicologia: teoria e prática, 2019. 21(3), 456-472. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p456-47.

BAPTISTA, Cláudio Roberto; BOSA, Cleonice. Autismo e educação-reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Editora: Artmed, 2002.

BAPTISTA, Makilim Nunes; DE CAMPOS, Dinael Corrêa. Metodologias de pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa. Brasil: Livros Técnicos e Científicos, 2007.

BRASIL. Organização Mundial de Saúde – OMS. Classificação de transtornos mentais e de Comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Artes Médicas: Porto Alegre, 1993.

BRASIL.Diário Oficial da República Federativa do Brasil.Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Do Autismo; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

BRASIL. Ministério da Saúde. Linha de cuidado para a atenção às pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo e suas famílias na Rede de Atenção Psicossocial do SUS. Brasília, DF, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde.Diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Brasília, DF, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, 24 maio 2016.

BRASIL. Diário Oficial da República Federativa do Brasil.Lei nº 13.861/2019, de 18 de julho de 2019. Altera a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, para incluir as especificidades inerentes ao transtorno do espectro autista nos censos demográficos.

BONATO CRUZ, Ana Caroline; MINETTO, Maria de Fátima; DOBRIANSKYJ WEBER, Lídia Natalia. Adaptação do “programa de qualidade na interação familiar” para famílias com filhos com Transtorno do Espectro Autista. Editora: Asociación INFAD Universidad de Extremadura. Servicio de publicaciones, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10662/11024. Acesso em: 20 nov. 2020.

BOSA, Cleonice Alves. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Brazilian: Journal of Psychiatry, 2006, v. 28, p. s47-s53.

CDC, Centers for Disease Control and Prevention. Data & Statistics on Autism Spectrum Disorder.dezembro 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/data.html. Acesso em: 23 jun. 2019.

CDC, Centers for Disease Control and Prevention.Increase in Developmental Disabilities Among Children in the United States. Junho 2021. Disponível em:https://www.cdc.gov/ncbddd/developmentaldisabilities/features/increase-in-developmental-disabilities.html. Acesso em: 20 nov. 2020.

CHAN, Kevin Ka Shing;LAN, Chun Bun; LAW, Naska Chung Wa; CHEUNG, Ryan Yat Ming. From child autistic symptoms to parental affective symptoms: A family process model. Research in developmental disabilities, 2018, v. 75, p. 22-31. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2018.02.005.

CRESWELL, John. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. Ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.

DA COSTA, CrístoferB.;MACHADO, Mariana R.;SCHNEIDER, Mariana C.,&MOSMANN, Clarisse P. Subsistema coparental: revisão sistemática de estudos empíricos. Psico, 48(4), 339-351, 2017.DOI: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.4.25386.

DA SILVA, Silvio E. D.; DOS SANTOS, Arielle L.; DE SOUSA, Yasmin M.; DA CUNHA, Natacha M. F.; DA COSTA, Joel. L., & ARAÚJO, Jeferson S. A família, o cuidar e o desenvolvimento da criança autista. Journal of Health & Biological Sciences, 6(3), 334-341, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i2.1782.p334-341.2018.

DE LIMA REIS, Deyvson D.;NEDER, Patrícia R. B.;DA CONCEIÇÃO MORAES, Marcos, &OLIVEIRA, Nicolas M. Perfil epidemiológico dos pacientes com Transtorno do Espectro Autista do Centro Especializado em Reabilitação. Pará: Research Medical Journal, 3(1), 0-0, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.4322/prmj.2019.015.

ESTANIESKI, Ingrid Ioost; GUARANY, Nicole Ruas. Qualidade de vida, estresse e desempenho ocupacional de mães cuidadoras de crianças e adolescentes autistas. São Paulo: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 26, n. 2, p. 194-200, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p194-200.

FARO, Kátia C. A.;SANTOS, Rosita B.;BOSA, Cleonice A.;WAGNER, Adriana, &DA COSTA SILVA, Simone S. Autismo e mães com e sem estresse: análise da sobrecarga materna e do suporte familiar. Porto Alegre: Psico, 50(2), e30080-e30080, 2019. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.2.30080.

FERREIRA, Evelise Cristina Vieira. Prevalência de autismo em Santa Catarina: uma visão epidemiológica contribuindo para a inclusão social, Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92166. Acesso em: 20 nov. 2020.

FONSECA, Larissa K. R.;DE LIMA MARQUES, Izabela C.;MATTOS, Mússio P., &GOMES, Daiene. R. Influências do Transtorno do espectro autista nas relações familiares: revisão sistemática.Bahia: Revista Baiana de Saúde Pública, 2019, 43(2), 444-465. DOI: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2019.v43.n2.a2983.

GOMES, Paulyane; LIMA, Leonardo H.; BUENO, Mayza K.; ARAÚJO, Liubuana A., & SOUZA, Nathan M. Autism in Brazil: a systematic review of family challenges and coping strategies☆☆☆. Rio de Janeiro: Jornal de pediatria,2015, 91, 111-121. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jped.2014.08.009.

LI, Xiaomin.; LAM, Chum. B.; CHUNG, Kevin. K. H., & LEUNG, Cynthia. Linking parents’ self-stigma to the adjustment of children with disabilities. USA: American Journal of Orthopsychiatry, 2019, 89(2), 212. DOI: https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/ort0000386.

LOOMES, Rachel; HULL, Laura; MANDY, William Polmear Locke. What is the male-to-female ratio in autism spectrum disorder? A systematic review and meta-analysis. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 56, n. 6, p. 466-474, 2017.

LORDELLO, Silvia Renata; SILVA, Isabela Machado da. Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde: um panorama geral.São Paulo: UNB, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36991. Acesso em: 20 nov. 2020.

MARÔCO, João. Análise estatística com utilização do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo, 2007.

MISQUIATTI, Andréa R. N.;BRITO, Maria C.;FERREIRA, Fernanda T. S., &ASSUMPÇÃO, Francisco B. Sobrecarga familiar e crianças com transtornos do espectro do autismo: perspectiva dos cuidadores. São Paulo: Revista CEFAC, 2015, 17, 192-200. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0216201520413.

MONTENEGRO, Maria Augusta; CELERI, Eloisa Helena RV; CASELLA, Erasmo Barbante. Transtorno do Espectro Autista-TEA: manual prático de diagnóstico e tratamento.Rio de Janeiro: Thieme Revinter Publicações LTDA, 2018.

PAPP, LaurenM.;DRASTAL, Kimberly C.;LORANG, Emily K., &HARTLEY, Sigan L. Mother-father physiological synchrony during conflict and moderation by parenting challenges: Findings from parents of children with autism spectrum disorder. USA: Families, Systems, & Health, 2020.DOI: https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/fsh0000525.

PAULA, CristianeS.;RIBEIRO, Sabrina H.;FOMBONNE, Eric, &MERCADANTE, Marcos T. Brief report: prevalence of pervasive developmental disorder in Brazil: a pilot study. Journal of autism and developmental disorders, 2011, 41(12), 1738-1742. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-011-1200-6.

PORTES, João Rodrigo Maciel; VIEIRA, Mauro Luís. Coparentalidade no contexto familiar de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Maringá-PR: 1. Psicologia em estudo, 2020, v. 25. DOI: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.44897.

PORTES, João Rodrigo Maciel. A relação entre estilos parentais, coparentalidade e características de comportamento de crianças com transtorno do espectro autista. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198855. Acesso em: 20 nov. 2020.

QUINTERO, Francisco J.; DEL CARMEN AMARIS, Maria; VILLALBA, Karen, & PACHECO, Rosa. A. Family functioning and coping strategies in families of people with visual impairment. British Journal of Visual Impairment, 02646196211036392, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177%2F02646196211036392.

REYES, NuriM.;LINDLY, Olivia J.;CHAVEZ, Alison E.;FOLAN, Ann;MACIAS, Kristy;SMITH, Kathryn A., ... &ZUCKERMAN, Katherine. Maternal beliefs about autism: A link between intervention services and autism severity in White and latino mothers. USA: Research in Autism Spectrum Disorders, 2018, 51, 38-48. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rasd.2018.04.001.

ROGERS, S. J.; YODER, P.; ESTES, A.; WARREN, Z.; MCEACHIN, J.; MUNSON, J., ... & WHELAN, F. A multisite randomized controlled trial comparing the effects of intervention intensity and intervention style on outcomes for young children with autism. USA: Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 2021, 60(6), 710-722. DOI:https://doi.org/10.1016/j.jaac.2020.06.013.

SANDBERG, Elisabeth Hollister& SPRITZ, Becky L. Breve guia para tratamento do autismo. M. Books, 2020.

SAMPIERE, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; & LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. São Paulo: Mc-Graw-Hill, 5ª. ed, 2013.

SEMENSATO, Márcia Rejane; SCHMIDT, Carlo; BOSA, Cleonice Alves. Grupo de familiares de pessoas com autismo: Relatos de experiências parentais. Porto Alegre: Aletheia, n. 32, 2010. DOI: https://doi.org/10.29327/226091.

SOUZA, Fernanda Martins de; FIORINI, Milena Carolina; CREPALDI, Maria Aparecida. Coparentalidade e envolvimento parental em famílias binucleares: revisão sistemática. Costa Rica: Actualidades en Psicología, 2020, v. 34, n. 129, p. 119-140. DOI: http://dx.doi.org/10.15517/ap.v34i129.35334.

UFPR- Universidade Federal do Paraná. Programa internacional une pesquisa e extensão em capacitação de cuidadores de crianças com autismo. Disponível em: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/programa-internacional-une-pesquisa-e-extensao-em-capacitacao-de-cuidadores-de-criancas-com-autismo/29/04/2021. Acesso em: 20 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Melo, T. C., & Mosmann, C. P. (2023). Aspectos sociodemográficos, laborais e clínicos de famílias com filhos com TEA. Revista Educação Especial, 36(1), e61/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X67795