O estudante com Transtorno do Espectro Autista nas universidades brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X68655

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Universidades, Acesso e permanência

Resumo

A temática colabora na construção do conhecimento enquanto ciência, contribuindo socialmente no sentido de evidenciar se os direitos garantidos nas políticas educacionais asseguram o acesso e a permanência dos estudantes com transtorno do espectro autista das universidades. Esta pesquisa teve como principais objetivos analisar a trajetória de acesso e permanência dos estudantes com TEA matriculados em universidades federais nos cursos de graduação, discorrendo sobre as barreiras e os facilitadores apontados tanto pelas instituições quanto pelos estudantes com TEA. Houve a participação de quatorze estudantes e cinco coordenadores/as dos núcleos de acessibilidade que responderam questionários e também fizeram parte da entrevista semiestruturada. A investigação realizada foi um estudo de natureza qualitativa, com técnicas de análise de conteúdo. Como resultado, observou-se que os núcleos de acessibilidade são quem viabilizam as políticas institucionais para os estudantes PAEE, no entanto não podem ser vistos como único responsável para a acessibilidade e inclusão de estudantes PAEE (TEA) dentro da universidade. São poucos os recursos humanos e financeiros que compõem os núcleos de acessibilidade para o tamanho da demanda que atendem, tornando-se uma barreira. Os monitores foram considerados um apoio a mais para a inclusão e permanência do estudante com TEA nas universidades.

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Biografia do Autor

Vanessa Caroline Silva, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutora pela Universidade Federal do Paraná e pedagoga na rede municipal de ensino de Curitiba, Curitiba, PR, Brasil.

Laura Ceretta Moreira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Professora doutora da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

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Publicado

2022-03-30 — Atualizado em 2022-04-13

Versões

Como Citar

Silva, V. C., & Moreira, L. C. (2022). O estudante com Transtorno do Espectro Autista nas universidades brasileiras. Revista Educação Especial, 35, e16/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X68655 (Original work published 30º de março de 2022)

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