(Des)continuidade nos estudos de alunos com deficiência na trajetória do Ensino Fundamental ao Médio: uma análise inicial dos microdados MEC/INEP

Laura Ceretta Moreira, Ana Paula de Carvalho

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X9132

 

Este estudo visa colaborar com as discussões das políticas públicas de educação especial, principalmente, no que tange ao alunado com deficiência, matriculado no ensino médio. Para tanto, discorreu-se sobre as conquistas legais que denotam a garantia e obrigatoriedade dessa etapa de ensino na educação básica, bem como suas vicissitudes no contexto da inclusão educacional. Na sequência, a partir apreciação dos Microdados do Censo Escolar, que considera o número total de matrículas e, especificamente, do alunado com deficiência, apresentaram-se os cinco grupos que foram organizados para a análise de dados referentes aos anos: 2007, 2008 e 2010. Sendo que, optou-se por contabilizar as matrículas dos alunos com: cegueira, baixa visão, surdez, deficiência auditiva, surdocegueira, deficiência física, deficiência mental, síndrome de Down e deficiência múltipla (terminologia usada pelo MEC/ Inep). Concluiu-se que houve, marcadamente, maior queda nas matrículas de alunos com deficiência em relação ao total de matrículas efetivadas na educação básica, desvelando, o quanto o acesso e a permanência desse alunado no ensino médio, última etapa da educação básica, ainda são negligenciados e carecem de pesquisas, avaliação e acompanhamento. A descontinuidade de estudos desta parcela da população demonstra que ainda estamos distantes da garantia do direito à educação a todos e que o engajamento estatal é fundamental para que isso ocorra.
Palavras-chave: ensino médio; alunos com deficiência; Microdados MEC/ Inep.


Palavras-chave


School; Students with disabilities; Microdata MEC/Inep.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X9132

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________