Interação mãe bebê com deficiência: um estudo de revisão

Autores

  • Mariana de Freitas Pereira Pederro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, campus de Bauru/SP
  • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Departamento de Psicologia, campus de Bauru/SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X34939

Palavras-chave:

Interação mãe-bebê, Deficiência, Revisão de Literatura

Resumo

Ao nascer, o bebê e a mãe passam por um processo de adaptação, que requer adequações na rotina. A interação mãe-bebê é importante para a qualidade do desenvolvimento infantil. Entretanto, ela pode ser prejudicada quando a mãe não consegue se adaptar às exigências da nova condição que, em geral, exige outras organizações e rotinas mais elaboradas. O objetivo do presente estudo foi analisar artigos que abordam a interação mãe-bebê com deficiência. A busca de artigos foi realizada nas bases de dados online Pubmed, Scielo, Capes, Google Acadêmico, BVS e Parthernon. Foram selecionados 28 artigos, dos quais 71,44% eram internacionais, prevalecendo a publicação em revistas de Fonoaudiologia. Como objetivo os artigos: compararam a interação mãe bebê com e sem deficiência auditiva; analisaram o comportamento interativo materno; identificaram os fatores de risco para a interação; relacionaram a interação mãe-bebê com o desenvolvimento infantil e testaram a confiabilidade de protocolos que codificam a interação. Dos artigos, 35,71% avaliaram uma a 15 díades, 53,57% eram com crianças de 0 a 2 anos e, em 85,71% as mães eram as participantes. Quanto ao delineamento, prevaleceram estudos comparativos (46,38%), o procedimento mais utilizado foi a filmagem (85,71%), com duração de 16 a 30 minutos (60%), realizando de dois a cinco episódios (40%) e as atividades mais frequentes foram alimentação, higiene, leitura de livros e jogos. Sugere-se que novos estudos abordem a presente temática, a fim de auxiliarem no desenvolvimento de intervenções na interação mãe-bebê com deficiência.

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Publicado

2019-09-12

Como Citar

Pederro, M. de F. P., & Rodrigues, O. M. P. R. (2019). Interação mãe bebê com deficiência: um estudo de revisão. Revista Educação Especial, 32, e78/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X34939

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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