Revisão das produções científicas sobre altas habilidades/superdotação no Brasil no período de 2011 a 2015

Mariana de Freitas Pereira Pederro, Denise Rocha Belfort Arantes Brero, Raissa Viviani Silva, Angélica Maria Teodoro Cunha, Lucas Faria Gonçalves, Érico Bruno Viana Campos, Carmen Maria Bueno Neme

Resumo


Estudos sobre Altas Habilidades/Superdotação são relativamente recentes no Brasil e foram impulsionados a partir da implantação dos NAAH/S e do aumento do número de alunos identificados pelo Censo Escolar. Este crescimento, apesar de importante, ainda é pouco significativo, e reflete as dificuldades para identificar e atender a essa população. O presente estudo se configura como uma pesquisa de revisão de literatura que objetiva demonstrar os avanços na área das Altas Habilidades/Superdotação nos últimos cinco anos. O levantamento realizado nas bases de dados resultou em um total de 52 produções, distribuídas entre as seguintes categorias: Políticas públicas e inclusão, Educação e Prática do Professor, Características e identificação, Desenvolvimento de Habilidades, Revisão de literatura, Terminologia e Testes.  Concluiu-se que é necessário realizar mais estudos de intervenção, pois grande parte dos artigos baseia-se em estudos teóricos. As intervenções devem considerar as especificidades da população atendida bem como sua cultura, dessa forma, poderão ser construídas propostas de identificação e atendimento adequadas à realidade brasileira.


Palavras-chave


Educação Especial; Revisão de literatura; Superdotação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X23003

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________