O autista e sua inclusão nas escolas particulares da cidade de Teresina – PI

Autores

  • Brunna Stella da Silva Carvalho Faculdade Santo Agostinho
  • Lilian Ferreira do Nascimento Faculdade Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X17327

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão escolar, Ensino infantil.

Resumo

A inclusão é o movimento da sociedade que visa a produzir a igualdade e auxiliar o sujeito a construir sua identidade. A inclusão de alunos com transtorno do espectro autista é um grande desafio para a equipe escolar, tendo em vista as necessidades de adequação: curricular, ambiental e metodológica. O presente estudo tem como objetivo identificar a realidade das escolas particulares de Teresina-PI e a inclusão de crianças autistas dentro de tal ambiente. É derivada do projeto “O acompanhamento terapêutico e sua influência no desenvolvimento da interação social do autista no contexto escolar”, realizado pelo programa de iniciação científica PIBIC da Faculdade Santo Agostinho, de Teresina-PI, durante o ano de 2014. Como instrumento de coleta de informações foi realizada entrevista semi-estruturada, com amostra 20 Acompanhantes Terapêuticos (AT).  Foi comprovada a importância da inclusão de crianças autistas em escolas de ensino regular, pois esta irá viabilizar o desenvolvimento de habilidades diversas no indivíduo, e proporcionar aos colegas e profissionais do ambiente, o aprendizado com as diferenças; além disso, a importância da colaboração e empenho dos pais, ajudando no processo de inclusão social da criança e mantendo atitudes solidarias às dificuldades apresentadas pela criança, facilitando o trabalho realizado pela escola e comunidade. Verifica-se a necessidade de realização de novas investigações acerca do tema, complementando-o e/ou suplementando-o afim de  colaborar com crescimento da Psicologia, Pedagogia, e demais áreas que se interessem por Educação Especial.

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Biografia do Autor

Brunna Stella da Silva Carvalho, Faculdade Santo Agostinho

Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, São Paulo (2013); Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2011); Professora do Curso de Psicologia na FSA.

Lilian Ferreira do Nascimento, Faculdade Santo Agostinho

Estudante de Graduação do Curso de Psicologia. Faculdade Santo Agostinho – FSA. Bolsista PIBIC/FSA.

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Publicado

2015-09-28

Como Citar

Carvalho, B. S. da S., & Nascimento, L. F. do. (2015). O autista e sua inclusão nas escolas particulares da cidade de Teresina – PI. Revista Educação Especial, 28(53), 677–690. https://doi.org/10.5902/1984686X17327

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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