Il mondo come volontà, idee e rappresentazione: Per una possibile lettura in senso illuministico della dottrina delle idee
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378634140Palavras-chave:
Schopenhauer, Vontade, Representação, Doutrina das ideiasResumo
Este artigo é fruto de uma longa discussão que estabeleci com diversos interlocutores a respeito do desenvolvimento da doutrina das ideias schopenhauerianas. Tal discussão iniciou-se por conta de uma reflexão sobre a filosofia de Mainländer que articulei, via e-mail, no ano de 2006, com o professor Giuseppe Invernizzi; e que, posteriormente, proseguiu autonomamente entre eu e o professor Sossio Giametta, sempre por e-mail. Agradeço, portanto, a ambos por suas contribuições e por suas frutuosas objeções, assim como por suas preciosíssimas observações. Dedico a ambos os professores o resultado de nossa rica e frutuosa troca de opiniões. Agradeço também ao professor Matthias Koβler e a seus doutorandos, Daniel Schubbe e Jens-Peter Lemanski, por terem discutido comigo as teses sustentadas no presente artigo e expostas sob o título de Schopenhauers Ideenlehre durante o Doktorandkolloquium, ocorrido em 16 de fevereiro de 2009, junto à Forschungsstelle da Universidade de Mainz. Enfim, agradeço ao Dr. Alessandro Novembre, com o qual examinei o presente estudo em sua fase de elaboração, por suas sugestões e ponderadíssimas reflexões.Downloads
Referências
GIAMETTA, S. Giametta, Il mondo di Schopenhauer. Verità ed errori, in A. Schopenhauer, Il mondo come volontà e rappresentazione, testo tedesco a fronte, a c. di S. Giametta. Milano: Bompiani, 2006, p. V-LXIII.
SCHOPENHAUER, A. Su Platone, In: Scritti postumi, a cura di Arthur Hübscher, edizione italiana diretta da Franco Volpi, vol. I «I manoscritti giovanili. 1804-1818», a cura di S. Barbera. Milano: Adelphi, 1996.
VECCHIOTI, I. Introduzione a Schopenhauer, Bari: Laterza, 2003.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-07-28 (2)
- 2010-07-01 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).