Schopenhauer no Brasil: análise da presença schopenhaueriana em teses de doutorado e dissertações de mestrado de 1987 a 2018
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378638101Palavras-chave:
Pesquisa Schopenhauer, Teses, Dissertações, Pós-Graduação, Análise QuantitativaResumo
O objetivo desta pesquisa é avaliar a presença de Arthur Schopenhauer como tema de dissertações de mestrado e teses de doutorado no Brasil. Essa avaliação é realizada a partir das respostas a quatro perguntas fundamentais: (1) Em que localidades a Pesquisa Schopenhauer se concentra? (2) Em quais níveis da pós-graduação stricto sensu ela ocorre? (3) Quais áreas do conhecimento a produziram e a produzem? (4) Quais são seus temas predominantes? A metodologia empregada é predominantemente quantitativa e consiste na análise dos dados de trabalhos registrados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Downloads
Referências
CACCIOLA, Maria Lúcia; SALVIANO, Jarlee; DEBONA, Vilmar. Geschichte und aktuelle Situation der Schopenhauer-Studien in Brasilien. Schopenhauer-Jahrbuch, v. 96, 2015, pp. 155-160.
FREZZATTI JR., Wilson. A recepção de Nietzsche na França: da Revue philosophique de la France et de l’Étranger ao período entreguerras. Cadernos Nietzsche, São Paulo, n. 30, 2012.
CAPES. Catálogo de Teses e Dissertações. Disponível em <http://catalogodeteses.capes.gov.br>. Acesso em 26/04/2019.
CAPES. Painel de Informações Quantitativas (Teses e Dissertações). Disponível em <http://analisevisual.capes.gov.br/SASVisualAnalyticsViewer/VisualAnalyticsViewer_guest.jsp?reportName=Banco+de+Teses+e+Disserta%C3%A7%C3%B5es+-+Informa%C3%A7%C3%B5es+quantitativas&reportPath=/DTI/Banco_de_teses_e_dissertacoes/Relatorios&reportViewOnly=false&appSwitcherDisabled=true>. Acesso em 26/04/2019.
CAPES. Plataforma Sucupira. Disponível em <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/>. Acesso em 30/04/2019.
SÁ MOREIRA, Fernando de. A Pesquisa Nietzsche no Brasil: análise quantitativa de teses e dissertações entre 2010 e 2018. Estudos Nietzsche, v. 9, n. 1, jan./jun. 2018, pp. 120-133.
SÁNCHEZ, Sergio. Nietzsche no Rio da Prata. Cadernos Nietzsche, São Paulo, n. 33, 2013.
SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre la voluntad en la naturaleza. Tradução de M. de Unamuno. Buenos Aires: Siglo Veinte, 1947.
SCHOPENHAUER, Arthur. Zürcher Ausgabe: Werke in zehn Bänden. Zürich: Diogenes, 1977.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).