Il mondo come volontà, idee e rappresentazione: Per una possibile lettura in senso illuministico della dottrina delle idee

Fabio Ciracì

Resumo


Este artigo é fruto de uma longa discussão que estabeleci com diversos interlocutores a respeito do desenvolvimento da doutrina das ideias schopenhauerianas. Tal discussão iniciou-se por conta de uma reflexão sobre a filosofia de Mainländer que articulei, via e-mail, no ano de 2006, com o professor Giuseppe Invernizzi; e que, posteriormente, proseguiu autonomamente entre eu e o professor Sossio Giametta, sempre por e-mail. Agradeço, portanto, a ambos por suas contribuições e por suas frutuosas objeções, assim como por suas preciosíssimas observações. Dedico a ambos os professores o resultado de nossa rica e frutuosa troca de opiniões. Agradeço também ao professor Matthias Koβler e a seus doutorandos, Daniel Schubbe e Jens-Peter Lemanski, por terem discutido comigo as teses sustentadas no presente artigo e expostas sob o título de Schopenhauers Ideenlehre durante o Doktorandkolloquium, ocorrido em 16 de fevereiro de 2009, junto à Forschungsstelle da Universidade de Mainz. Enfim, agradeço ao Dr. Alessandro Novembre, com o qual examinei o presente estudo em sua fase de elaboração, por suas sugestões e ponderadíssimas reflexões.

Palavras-chave


Schopenhauer; Vontade; Representação; Doutrina das ideias

Texto completo:

PDF (Italiano)

Referências


GIAMETTA, S. Giametta, Il mondo di Schopenhauer. Verità ed errori, in A. Schopenhauer, Il mondo come volontà e rappresentazione, testo tedesco a fronte, a c. di S. Giametta. Milano: Bompiani, 2006, p. V-LXIII.

SCHOPENHAUER, A. Su Platone, In: Scritti postumi, a cura di Arthur Hübscher, edizione italiana diretta da Franco Volpi, vol. I «I manoscritti giovanili. 1804-1818», a cura di S. Barbera. Milano: Adelphi, 1996.

VECCHIOTI, I. Introduzione a Schopenhauer, Bari: Laterza, 2003.




DOI: https://doi.org/10.5902/2179378634140

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2010 Voluntas: Revista Internacional de Filosofia

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.