Arquiteturas do Brincar: cabanas encantadas

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865524

Schlagworte:

educação infantil, arte, estética.

Abstract

As crianças pequenas criam e inventam possibilidades de existências nos espaços públicos da educação infantil. O presente artigo apresenta as possibilidades de uma pedagogia dos sentidos, em que o processo de criação com as cabanas produzidas e espalhadas pelos espaços evidencia a autoria das crianças e da professora. Apresentando caminhos e transformando os espaços-tempos em uma dinâmica que inquieta e dinamiza os trajetos com abertura para o novo. O diálogo com a arquitetura, a arte e a educação infantil possibilita compreendermos a relevância da existência de um planejamento potente e de um currículo que tendem a ser revistos, pois os campos políticos, estéticos e éticos transitam como uma via de mão dupla, evidenciando o protagonismo e autoria da inventividade e do coletivo infantil.

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Autor/innen-Biografien

Fernanda Ferreira de Oliveira, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutoranda e Mestra em Educação pela UNIMEP, pedagoga e professora de EMEI de Piracicaba, militante do FEIPIRA, membra do HINAS linha Narrativas pedagógicas, escritas (auto)biográficas e memória: desenvolvimento profissional docente e práticas educativas. Email: nandaferreira4@hotmail.com

Peterson Rigato da Silva, UNESP - Rio Claro

Doutorando em educação pela UNESP/Rio Claro, pedagogo e mestre em educação pela UNICAMP, diretor de EMEI em Piracicaba-SP, militante do FPEI (Fórum Paulista de Educação Infantil), pesquisador do grupo IM@GO-UNESP e do GEPEDISC linha Culturas Infantis, UNICAMP. E-mail: peterson.rigato@unesp.br

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Veröffentlicht

2021-08-30

Zitationsvorschlag

Ferreira de Oliveira, F., & Rigato da Silva, P. (2021). Arquiteturas do Brincar: cabanas encantadas. Revista Digital Do LAV, 14(2), 173–186. https://doi.org/10.5902/1983734865524

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