Arte Contemporânea na Educação Infantil: uma proposta de estágio
DOI:
https://doi.org/10.5902/198373482151Palavras-chave:
Arte contemporânea, Educação infantil, Fruição estéticaResumo
O artigo relata a experiência de acadêmicos do Curso de Artes Visuais da Universidade Regional de Blumenau – FURB/SC, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Artes Visuais II, ministrada por mim no segundo semestre de 2006, em que abordaram a Arte Contemporânea na Educação Infantil. A escolha pelo tema se deu devido a dificuldade de apreciação da arte contemporânea, pois o grande público tem pouco contato com esse tipo de produção artística e ainda menos com os novos conceitos de apreciação necessários para tal. Acreditando que a educação visual começa desde cedo, optou-se por desenvolver esse tema junto às crianças, iniciando-as no contato com a arte contemporânea, perguntando se elas estariam aptas a sua fruição. A premissa era que o tema encontraria aceitação do público infantil, pois este possui grande abertura de espírito, condição indispensável para a apreciação da arte contemporânea. Três equipes de acadêmicos aceitaram o desafio e elaboraram projetos dentro desta temática, cada qual com uma abordagem específica: 1) A arte contemporânea sob a ótica ingênua da criança, 2) Arte contemporânea: preparando o olhar da criança, 3) Um diálogo entre as linguagens de arte e a arte contemporânea ecoando na Educação Infantil. Os estágios foram realizados respectivamente na escola Arno Zadrosny e em dois Centros de Educação Infantil, Augusto Köester e Érica Braun, todos na cidade de Blumenau. Os resultados foram amplamente satisfatórios e confirmou nossa suposição inicial, a de que a criança pode desenvolver critérios de produção e fruição da arte contemporânea.
Downloads
Referências
AMARAL, ARACY A. Textos do Trópico de Capricórnio: artigos e ensaios (1980-2005) – Vol. 3: Bienais e artistas contemporâneos no Brasil. São Paulo: Ed. 34, 2006.
ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BARBOSA, A. M. (Org.) Inquietações e mudanças no ensino da arte. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
BELTING, H. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
DANTO, A. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
FERRAZ, M. H. C. de T., FUSARI, M. F. de R. Metodologia do ensino da arte. São Paulo: Cortez, 1993.
GARDNER, J. Cultura ou lixo? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
GUINSBURG, J.; BARBOSA, A. M. (Orgs.) O Pós-Modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.
PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA: educação infantil, ensino fundamental e médio: (disciplinas curriculares) /Coordenadoria Geral de Ensino de Santa Catarina. -Florianópolis: COGEN, 1998.
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Secretaria de Educação fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
RICHTER, S. R. S. A dimensão ficcional da arte na educação da infância. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005.
TATIT, A.; MACHADO, Mª S. M. 300 propostas de artes visuais. 2 ed. São Paulo: Loyola, 2004.
WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1989.