Arte Contemporânea na Educação Infantil: uma proposta de estágio
DOI:
https://doi.org/10.5902/198373482151Palabras clave:
Arte contemporânea, Educação infantil, Fruição estéticaResumen
O artigo relata a experiência de acadêmicos do Curso de Artes Visuais da Universidade Regional de Blumenau – FURB/SC, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Artes Visuais II, ministrada por mim no segundo semestre de 2006, em que abordaram a Arte Contemporânea na Educação Infantil. A escolha pelo tema se deu devido a dificuldade de apreciação da arte contemporânea, pois o grande público tem pouco contato com esse tipo de produção artística e ainda menos com os novos conceitos de apreciação necessários para tal. Acreditando que a educação visual começa desde cedo, optou-se por desenvolver esse tema junto às crianças, iniciando-as no contato com a arte contemporânea, perguntando se elas estariam aptas a sua fruição. A premissa era que o tema encontraria aceitação do público infantil, pois este possui grande abertura de espírito, condição indispensável para a apreciação da arte contemporânea. Três equipes de acadêmicos aceitaram o desafio e elaboraram projetos dentro desta temática, cada qual com uma abordagem específica: 1) A arte contemporânea sob a ótica ingênua da criança, 2) Arte contemporânea: preparando o olhar da criança, 3) Um diálogo entre as linguagens de arte e a arte contemporânea ecoando na Educação Infantil. Os estágios foram realizados respectivamente na escola Arno Zadrosny e em dois Centros de Educação Infantil, Augusto Köester e Érica Braun, todos na cidade de Blumenau. Os resultados foram amplamente satisfatórios e confirmou nossa suposição inicial, a de que a criança pode desenvolver critérios de produção e fruição da arte contemporânea.
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Citas
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