Entre o estranhamento e a espreita: um inventário de ideias para ensaiar criação em educação

Autor/innen

  • Carolina Goulart Kneipp Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Cristian Poletti Mossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734836657

Schlagworte:

Criação, Docência, Formação inicial, Inventário de ideias, Brechas inventivas

Abstract

O presente artigo resulta de uma investigação a nível de Iniciação Científica (da autora deste texto e orientada pelo seu co-autor), a qual estabelece suas ações dentro de um projeto de pesquisa mais amplo que tem como desafio propor possíveis articulações entre o conceito de 'criação' (DELEUZE, 1999) e a noção de 'docência'. Assim, considerando a docência não como mera reprodutora de saberes, mas como campo de atuação que envolve, antes de tudo, criação, o texto expõe o recorte de um momento de formação em um curso de licenciatura em artes visuais. Optou-se por destacar a proposta operada na pesquisa aqui abordada, de produzir um inventário de ideias com a principal motivação de, a partir de fragmentos que convidam ao pensamento, experimentar brechas inventivas, isto é, possíveis linhas de fuga dentro do modelo formativo tradicional onde a criação possa aparecer como potência no ensaio (LARROSA, 2004; 2016) de docências singulares.

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Autor/innen-Biografien

Carolina Goulart Kneipp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Graduanda do curso de Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cristian Poletti Mossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do SulGraduanda do curso de Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2019-04-13

Zitationsvorschlag

Kneipp, C. G., & Mossi, C. P. (2019). Entre o estranhamento e a espreita: um inventário de ideias para ensaiar criação em educação. Revista Digital Do LAV, 12(1), 004–017. https://doi.org/10.5902/1983734836657