Memórias docentes: os cheiros e as cores da arte

Autores

  • Carla Juliana Galvão Alves Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Arte Visual
  • Denise Batista Pinto Sabino Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734832835

Palavras-chave:

Formação de professores, Pesquisa narrativa, Histórias de vida, Artes visuais

Resumo

Este trabalho põe foco nas memórias afetivas de professores de Artes Visuais, com o objetivo de compreender o papel que desempenham na escolha profissional e na constituição de suas identidades docentes. O referencial teórico-metodológico adotado é o da Pesquisa Narrativa, fundamentado principalmente em Josso e Nóvoa. As reflexões apresentadas referem-se às experiências estéticas e/ou artísticas vividas por esses professores em suas trajetórias individuais, e são analisadas à luz de Dewey. A pesquisa evidenciou a importância de tais experiências tanto na educação escolar quanto na formação docente, uma vez que para a construção dos saberes e fazeres em arte implica em uma sensibilização que só é possível por meio de vivências e da elaboração de sentidos que se faz tanto de forma pessoal quanto de forma partilhada nos mais diversos espaços educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Juliana Galvão Alves, Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Arte Visual

Docente do departamento de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina. Mestrado e Doutorado em Educação

Denise Batista Pinto Sabino, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Artes Visuais pela UEL. Mestra em Educação pela UEL. Colaboradora em projeto de pesquisa cadastado na UEL

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. Ofício de mestres: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2011.

BARBOSA, A.M. Teoria e prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix, 1975.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo, Martins Fontes – selo Martins, 2010.

DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010. p. 81-95.

DUARTE JUNIOR, João Francisco. O que é beleza? São Paulo: Brasiliense, 1986.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

______. A construção da subjetividade docente como base para uma proposta de formação inicial de professores de artes visuais. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; HERNÁNDEZ, Fernando(Org.). A formação do professor e o ensino das artes visuais.Santa Maria: Ed. UFSM, 2005. p.21-42.

______. Elementos para uma génesis de um campo de estúdio de las práticas culturales de la mirada y la representación. Visualidades: revista do programa de mestrado em cultura visual, Goiânia, UFG, 2006, v. 4, n. 1 e 2, p. 13 – 62.

HERNÁNDEZ, María T. Olhar e experiência estética de si. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Eliseu C. de. (Orgs.). Pesquisa Narrativa: interfaces e histórias de vida, arte e educação. Santa Maria, Editora UFSM, 2017.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo, Cortez editora, 2004.

______. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010. p. 59-79.

MARTINS, Mirian Celeste. Mediação: provocações estéticas. São Paulo: UNESP, 2005

MATTAR, Sumaya. Cartografias de si como processo (auto) formativo de educadores: apontamentos de viagem. In: Alves, Souza, Oliveira (Orgs.). Cartografias da formação e da ação docente nas artes: reflexões acerca da experiência. Londrina, PARFOR/UEL, 2017, p. 41 – 54.

RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas, SP: mercado das letras, 2003.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2007

UTUARI, Solange. O provocador de experiências estéticas. In: MARTINS, Mirian Celeste (Org.). Pensar juntos mediação cultural: [entre] laçando experiências e conceitos. 2014. p. 171 – 176.

Downloads

Publicado

2018-08-02

Como Citar

Alves, C. J. G., & Sabino, D. B. P. (2018). Memórias docentes: os cheiros e as cores da arte. Revista Digital Do LAV, 11(2), 084–102. https://doi.org/10.5902/1983734832835