Entre (auto)biografia e autoficção: uma experiência narrativa em pesquisa-formação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734891256Palavras-chave:
Formação docente, Estágio Supervisionado, Narrativa (auto)biográfica, Histórias de vidaResumo
O artigo apresenta resultados de um estudo que objetivou compreender possibilidades de formas narrativas relacionadas a abordagens (auto)biográficas de formação em música. Assim, questiona-se como um relatório de estágio de licenciatura em música, produzido em forma de uma narrativa parcialmente ficcional, pode ser pensado e trabalhado como uma ferramenta (auto)biográfica de formação musical. Nesse contexto, objetiva situar essa produção à luz da metodologia da pesquisa-formação. Em termos metodológicos, são esboçadas as linhas condutoras da pesquisa-formação a partir de alguns autores referenciais das abordagens (auto)biográficas na Educação, discute-se o conceito de autoficção e suas relações com as narrativas (auto)biográficas e analisa-se a produção do relatório de estágio como uma ferramenta possível de pesquisa-formação. Como resultados, são provocadas reflexões sobre pressupostos e possibilidades de uma narrativa (auto)biográfica no contexto da formação musical, ao serem salientados aspectos característicos da subjetividade de um sujeito-narrador.
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Referências
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