Entre (auto)biografia e autoficção: uma experiência narrativa em pesquisa-formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734891256

Palavras-chave:

Formação docente, Estágio Supervisionado, Narrativa (auto)biográfica, Histórias de vida

Resumo

O artigo apresenta resultados de um estudo que objetivou compreender possibilidades de formas narrativas relacionadas a abordagens (auto)biográficas de formação em música. Assim, questiona-se como um relatório de estágio de licenciatura em música, produzido em forma de uma narrativa parcialmente ficcional, pode ser pensado e trabalhado como uma ferramenta (auto)biográfica de formação musical. Nesse contexto, objetiva situar essa produção à luz da metodologia da pesquisa-formação. Em termos metodológicos, são esboçadas as linhas condutoras da pesquisa-formação a partir de alguns autores referenciais das abordagens (auto)biográficas na Educação, discute-se o conceito de autoficção e suas relações com as narrativas (auto)biográficas e analisa-se a produção do relatório de estágio como uma ferramenta possível de pesquisa-formação. Como resultados, são provocadas reflexões sobre pressupostos e possibilidades de uma narrativa (auto)biográfica no contexto da formação musical, ao serem salientados aspectos característicos da subjetividade de um sujeito-narrador.

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Biografia do Autor

Rodrigo Honorato Matos, Universidade de Brasília

Formado em Bacharelado em Artes Visuais e em Licenciatura em Música pela UnB, participa do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM), vinculado à linha de pesquisa que visa compreender a música enquanto memória, narrativa, campo de sentido e/ou interpretação para as abordagens (auto)biográficas.

Jéssica de Almeida, Universidade de Brasília (UnB)

Professora do Curso de Licenciatura em Música e dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e Mestre em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria (2016 e 2019). Foi líder do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM) e, atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Educação Musical e (Auto)Biografia (GEMAB), desenvolvendo e orientando pesquisas sobre formação e atuação de professores, especialmente, de música, em diferentes contextos através de abordagens (auto)biográficas. Compõe o Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil, tendo coordenado extensões interinstitucionais com o intuito de divulgá-lo nacionalmente. Participou do Programa Residência Pedagógica como orientadora (2018) e como coordenadora institucional (2020), além de ter composto a equipe de redatores do Currículo do Estado de Roraima (Arte), em 2018. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) como secretária.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Matos, R. H., & Almeida, J. de. (2025). Entre (auto)biografia e autoficção: uma experiência narrativa em pesquisa-formação. Revista Digital Do LAV, 18(1), e8/1–20. https://doi.org/10.5902/1983734891256