Memórias docentes: os cheiros e as cores da arte
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734832835Palabras clave:
Formação de professores, Pesquisa narrativa, Histórias de vida, Artes visuaisResumen
Este trabalho põe foco nas memórias afetivas de professores de Artes Visuais, com o objetivo de compreender o papel que desempenham na escolha profissional e na constituição de suas identidades docentes. O referencial teórico-metodológico adotado é o da Pesquisa Narrativa, fundamentado principalmente em Josso e Nóvoa. As reflexões apresentadas referem-se às experiências estéticas e/ou artísticas vividas por esses professores em suas trajetórias individuais, e são analisadas à luz de Dewey. A pesquisa evidenciou a importância de tais experiências tanto na educação escolar quanto na formação docente, uma vez que para a construção dos saberes e fazeres em arte implica em uma sensibilização que só é possível por meio de vivências e da elaboração de sentidos que se faz tanto de forma pessoal quanto de forma partilhada nos mais diversos espaços educativos.
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