Desenvolvimento profissional docente em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644493046

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Desenvolvimento profissional docente, Relações sociais

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar uma interlocução possível entre a Teoria Histórico-Cultural e o desenvolvimento profissional docente. Compreende-se o desenvolvimento profissional dos professores como um processo que se dá no próprio fazer docente, em um movimento contínuo, marcado pela reflexão sobre a prática. De natureza qualitativa, o estudo analisa, à luz da Teoria Histórico-Cultural, a narrativa de um professor participante de um projeto de pesquisa sobre desenvolvimento profissional, devidamente aprovado pelo Comitê de Ética. Os dados foram construídos por meio de entrevistas e narrativas orais e escritas, buscando responder se é possível traçar um paralelo entre o desenvolvimento profissional e o desenvolvimento humano. Os resultados – reforçando a importância das trocas e da mediação na formação contínua de educadores – indicam que, assim como a humanidade se desenvolve continuamente a partir das relações sociais, o desenvolvimento profissional docente ocorre ao longo da carreira, por meio das relações sociais possibilitadas pelo ambiente escolar, em um movimento dialético, a partir das vivências de cada indivíduo que se propõe a ensinar.

Biografia do Autor

Nadia Camargo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2005). Pós-graduação em Psicopedagogia (2008). É Mestre em Educação pela PUC-Campinas. Doutoranda em Educação na PUC-Campinas. Atualmente é professora titular dos anos Iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Valinhos. Atuou como formadora de professores em Alfabetização e Letramento na Secretaria de Educação de Valinhos de 2013 a 2023

Celi Espasandin Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais

Atualmente é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É Editora Associada do Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) e Editora Associada da Revista de Educação Matemática - REMat da SBEM-SP (2023 - 2026). É coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Matemática (GT19) da ANPED. Coordena o Grupo de Investigação e Formação em Educação Matemática (GIFEM). É sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e Membro do GT07 - Formação de Professores que Ensinam Matemática. Foi membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo (2020-2023). Foi Editora Assistente da Revista Educação da PUC Campinas (2023). Coordena as coleções de Educação Estatística e Insubordinação Criativa da Editora Mercado de Letras. Membro do Comitê de Ética da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência como docente e pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Educação Estatística atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; ensino e aprendizagem em matemática e estatística. É pesquisadora produtividade/CNPq, nível 2 (2022 - 2025)

Artur José Renda Vitorino, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas pertencente ao corpo permanente de seu Programa de Pós Graduação em Educação e da Faculdade de História da PUC-Campinas. Tem experiência nos seguintes temas: Fundamentos Epistemológicos da Educação Escolar e das Políticas Públicas em Educação. Tem realizado investigações e publicado nas áreas de Fundamentos da Educação, Política Pública Antirracista em Educação, e dos estudos sobre o desenvolvimento profissional docente e os seus fundamentos. Atualmente investiga as bases teóricas pós metafísicas do discurso educacional e seus efeitos na educação escolar. É membro da REDPEEL (Red Posgrados en Educación en Latinoamérica), da ALFE (Associação Latino-Americana de Filosofia da Educação), da SOFIE (Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação), e da ANPEd (Associação Nacional de Professores de Educação). Graduou-se (Licenciatura e Bacharelado) e fez sua pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em História pela Unicamp. 

Referências

BAUER, Martin W.; JOVCHELOVITCH, Sandra. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús; FERNANDÉZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa em educación: enfoque y metodologia. Madrid: La Muralla, 2001.

BRAZIER, Fabio; ROCHA, Maria Sílvia P. de M. L. da. Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a formação continuada de professores: perspectivas e possibilidades a partir da elaboração do pensamento conceitual. Educação, Ciência e Cultura. Canoas, v. 29, n. 1, p. 1–22, maio 2024. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.10139. Acesso em 29 de dez. 2025.

CRUZ, Giseli B. da et al. Indução docente em revisão: sentidos concorrentes e práticas prevalecentes. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 52, p. e09072, 2022. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9072. Acesso em: 03 out. 2025.

CRUZ, Giseli B. da; FARIAS, Isabel M. S.; HOBOLD, Márcia S. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v.14, 1-15, p.e4149114, 2020. DOI: https://doi.org/10.14244/198271994149. Acesso em 19 ago. 2025.

DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Tradução de Maria Assunção Flores. Porto: Porto Editora, 2001.

DELARI JUNIOR, Achilles. Diálogo com Vigotski: psicologia, educação e arte. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 2, p. 181-197, jun. 2011.

DELARI JUNIOR, Achilles; PASSOS, Iulia Vladimirovna Bobrova. Alguns sentidos da palavra “perejivanie” em L. S. Vigotski: notas para estudo futuro junto à psicologia russa. In: SEMINÁRIO INTERNO DO GRUPO DE PESQUISA PENSAMENTO E LINGUAGEM, 3., 2009, Campinas. Anais […]. Campinas: Unicamp, 2009. p. 1-40.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação, [S. l.], n. 8, p. 7-22, abr. 2009.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, nº 166, out./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144843

NÓVOA, António. Conhecimento profissional docente e formação de professores. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 27, e270129, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270129.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Pesquisa (auto)biográfica: questões de ensino e formação. Curitiba: CRV, 2013.

PASSEGGI, Maria da Conceição. REFLEXIVIDADE NARRATIVA E PODER AUTO(TRANS)FORMADOR. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 93–113, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i44.8018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/praxis/article/view/8018. Acesso em: 29 dez. 2025.

VERESOV, Nikolai. Identity as a sociocultural phenomenon: The dialectics of belonging, being and becoming. In: TANZI NETO, Adolfo; LIBERALI, Fernanda; DAFERMOS, Manolis (ed.). Revisitng Vygotsky for social change. Bringing together theory and practice. New York: Peter Lang, 2020, p. 175-191.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Quarta Aula. O problema do meio na pedologia. Sete Aulas sobre os fundamentos da Pedologia. Organização e Tradução de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. Rio de Janeiro: E-papers, 2018.

Downloads

Publicado

2026-04-08

Como Citar

Camargo, N., Lopes, C. E., & Vitorino, A. J. R. . (2026). Desenvolvimento profissional docente em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural. Educação, 51(1), e48/01–18. https://doi.org/10.5902/1984644493046