A influência das tecnologias da informação nas experiências vivenciadas no espaço da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644447099

Palavras-chave:

Educação Infantil. Tecnologias da Informação. Estudos Culturais.

Resumo

O objetivo deste ensaio é problematizar as possíveis influências das tecnologias da informação nas percepções de tempo e espaço na Educação Infantil, vivenciadas por crianças e professores. Pressupõe-se que na atualidade, vivencia-se um tempo e um espaço mediados pelas tecnologias da informação, que constroem formas de ser e estar no mundo em que efeitos da globalização são percebidos em diferentes esferas, como a Educação, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. A atual sociedade fornece tecnologias da informação à disposição dos professores e demais integrantes das equipes profissionais das instituições educativas. Com os Estudos Culturais, procurou-se compreender o conceito de globalização e problematizá-lo acerca das influências para o professor, especificamente aquele da Educação Infantil, examinando os mecanismos de consumo acelerado de informação nos tempos atuais. Busca-se na trajetória da Educação Infantil no Brasil, o cenário para ensaiar as influências das tecnologias da informação em espaços educativos, observando suas influências sobre as crianças e adultos inseridos nestes locais.

Biografia do Autor

George Saliba Manske, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutor em Educação (UFRGS). Docente dos cursos de Educação Física e dos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) e Saúde e Gestão do Trabalho (PPGSGT) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estudos Culturais (GEPEC/CNpQ).

Luciane Wayss Staffen

Mestre em Educação (USP). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Bolsista do Programa UNIEDU/FUMDES PÓS-GRADUAÇÃO. Especialista em Supervisão Escolar e Educação Infantil e Graduada em Pedagogia (UFRGS).  Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estudos Culturais (GEPEC/CNpQ).

Referências

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Tempo e Cotidiano – tempos para viver a infância. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v.31, n.61, p.213-222, nov. 2013.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. A cada dia a vida na escola com as crianças pequenas nos coloca novos desafios. Para pensar a docência na educação infantil / ALBUQUERQUE, Simone Santos de; FELIPE, Jane; CORSO, Luciana Vellinho. (orgs.). – Porto Alegre: Editora Evangraf, 2019. p. 17-36.

BAUMAN, Zigmunt. 44 Cartas do mundo líquido moderno. Ed. Zahar. 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2018.

COSTA, Marisa Vorraber. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago 2003 Nº 23.

CANTON, Katia. Tempo e Memória. São Paulo: Editora WMF Martins fontes, 2009. – (Coleção temas da arte contemporânea).

FORTUNA, Tânia Ramos. Cultura Lúdica na era digital: possíveis implicações das mídias eletrônicas para o comportamento infanto-juvenil. Para pensar a docência na educação infantil / ALBUQUERQUE, Simone Santos de; FELIPE, Jane; CORSO, Luciana Vellinho (orgs.). – Porto Alegre: Editora Evangraf, 2019. p. 222-237.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro-11. ed. -Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: Silva, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. 1.ed.; 2. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. – (Coleção Educação: Experiência e Sentido).

OLIVEIRA. Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. – 7. Ed. – São Paulo: Cortez, 2011. – (Coleção docência em Formação).

SENNET, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo.- 14 ed. - Rio de Janeiro: Record, 2009.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Manske, G. S., & Staffen, L. W. (2021). A influência das tecnologias da informação nas experiências vivenciadas no espaço da educação infantil. Educação, 46(1), e121/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984644447099