Educomunicação e Ecossistema Comunicativo: uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644466768Palavras-chave:
Educomunicação, Ecossistema Comunicativo, EducaçãoResumo
Este estudo tem por objetivo analisar como o conceito de Ecossistema Comunicativo está sendo concebido pelos pesquisadores no campo da Educomunicação. O estudo é uma Revisão Sistemática da Literatura - RSL, realizada nas seguintes bases de dados: REdAlyc (Rede de Revistas Científicas da América Latina y el Caribe, España y Portugal), Scopus, Scielo e ASP (Academic Search Premier), com os descritores “Ecossistema Comunicativo”, “Ecossistemas Comunicativos” e “Educomunicação”. Foram selecionados sete artigos para análise considerando apenas os que apresentavam uma concepção própria dos autores acerca do conceito de Ecossistema Comunicativo. Na análise dos resultados obtidos na RSL foi identificado que o conceito de Ecossistema Comunicativo, na concepção dos autores, apresenta características de um modelo de comunicação dialógico, participativo e democrático. A partir da análise dos resultados, este trabalho se propõe a uma reflexão acerca do conceito de Ecossistema Educomunicativo, o qual se configura quando os Ecossistemas Comunicativos e os Ecossistemas de Aprendizagem se caracterizam como dialógicos e em rede, ou seja, estando em acordo com os princípios da Educomunicação.
Referências
ARAUJO, Bianca Liege Barreto de et al. Educomunicação: A inovação da práxis através da expressão fotográfica, in II CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E 2017). Universidade Federal da Paraíba - Campus IV Mamanguape - Paraíba – Brasil 18, 19 e 20 de maio de 2017.
ALVARENGA, Camila, et al. A comunicação no Plano Nacional de Educação do Brasil: uma aproximação crítica. Cuadernos info, 35, p. 69-81. 2014.
DUVERNOY, Doriele Andrade; RÉGNIER, Jean-Claude. A Educomunicação como princípio indissociável da extensão universitária, do protagonismo juvenil e da coesão social: o caso da Rede Coque Vive. P O I É S I S. Unisul, Tubarão, Número Especial, p. 149-164, Jun/dez. 2012.
KITCHENHAM, Barbara; CHARTERS, Stuart. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering, technical report. Keele University and University of Durham, 2007.
LAURITI, Nádia Conceição. Ecologia das relações comunicacionais: de paredes... a pontes... São Paulo: EccoS Rev. Cient., V 1. UNINOVE, p. 35-49, 1999.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. La educación desde la comunicación. Buenos Aires Grupo Editorial Norma, 2002.
OROZCO GÓMEZ, Guilhermo. Entre telas: novos papéis comunicativos e educativos dos cidadãos. In APARICCI, Roberto. (org.). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014.
ORTIZ, Felipe Chibás. Educomunicação na gestão educacional criativa em projetos corporativos EAD: um estudo de caso. Revista Científica Hermes 6: 77-97, 2012.
SARTORI, Ademilde Silveira. A Educomunicação e sua relação com a escola: a promoção de ecossistemas comunicativos e a aprendizagem distraída. Revista Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo. Vol. 7. N. 19, p. 33-48, 2010.
Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/193. Acesso em: 10 abr. 2021
SARTORI, Ademilde Silveira. Ecossistema educomunicativo: comunicação e aprendizagem em rede. Revista Linhas. Florianópolis, v.22, n.48, p.62-79, jan./abr. 2021.
Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/19624. Acesso em: 15 mai. 2021
SILVA, Andréa Villela Mafra da. Tecnologias e Educação: O discurso da UNESCO. In Revista Educação, v. 44, 2019, p. 4.
Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/37288.
Acesso em: 19 out. 2021.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, Ismar de Oliveira. Caminos de La Educomunicacíon: Utopias, Confrontaciones, Reconocimentos. Nómadas. 30. ABRIL. UNIVERSIDAD CENTRAL – COLOMBIA, p. 194-207, 2009.
SOARES, Ismar de Oliveira. A Educomunicação na América Latina: apontamentos para uma história em construção. In APARICI, Roberto. Educomunicação: Para além da 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014.
ZANCHETTA, Juvenal, Jr. Educação para a mídia: Propostas Europeias e realidade Brasileira. Campinas, Educ. Soc., vol. 30, n. 109, p. 1103-1122, set./dez. 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________