Educomunicação e Ecossistema Comunicativo: uma Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466768

Palavras-chave:

Educomunicação, Ecossistema Comunicativo, Educação

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar como o conceito de Ecossistema Comunicativo está sendo concebido pelos pesquisadores no campo da Educomunicação. O estudo é uma Revisão Sistemática da Literatura - RSL, realizada nas seguintes bases de dados: REdAlyc (Rede de Revistas Científicas da América Latina y el Caribe, España y Portugal), Scopus, Scielo e ASP (Academic Search Premier), com os descritores “Ecossistema Comunicativo”, “Ecossistemas Comunicativos” e “Educomunicação”. Foram selecionados sete artigos para análise considerando apenas os que apresentavam uma concepção própria dos autores acerca do conceito de Ecossistema Comunicativo. Na análise dos resultados obtidos na RSL foi identificado que o conceito de Ecossistema Comunicativo, na concepção dos autores, apresenta características de um modelo de comunicação dialógico, participativo e democrático. A partir da análise dos resultados, este trabalho se propõe a uma reflexão acerca do conceito de Ecossistema Educomunicativo, o qual se configura quando os Ecossistemas Comunicativos e os Ecossistemas de Aprendizagem se caracterizam como dialógicos e em rede, ou seja, estando em acordo com os princípios da Educomunicação.

Biografia do Autor

Ademilde Silveira Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Doutora Honoris Causa em Educação pela Unilogos (EUA). Professora Titular do Departamento de Pedagogia da UDESC. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação. Coordena o Laboratório de Mídias e Práticas Educativas - LAMPE/FAED/UDESC. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, gestão 2016-2019. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, com ênfase em tecnologia educacional e formação de professores. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação e educação, educomunicação, mídia e educação, ecossistemas educomunicativos. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia (EducomFloripa), CNPq/UDESC. Coordena o Observatório Ibero-americano de Educomunicação (Bernunça n.0)

Ana Flávia Garcez, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Bacharel em Comunicação Social, Habilitação em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (2000), Mestre em Ciências da Comunicação em Processos Midiáticos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e Especialista em Gestão de Políticas Sociais pela Universidade de Caxias do Sul (2009). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação, comunicação e tecnologia; educação e cultura; educação, direitos humanos e gestão de políticas públicas; educação à distância; interface entre educação, comunicação e cultura para crianças, adolescentes e jovens; gestão e coordenação de Redes na área da Criança e do Adolescente e mídias digitais. Coordenou por quatro anos a Rede da Criança e do Adolescente e o Setor de Comunicação da Fundação de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

Wanessa Matos Vieira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/UDESC). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/UDESC) na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia. Pedagoga pelo Centro Universitário Municipal de São José (USJ). Possui habilitação em Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos. Integra o grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia/Educom Floripa (CNPq/UDESC). Foi professora colaboradora do projeto: "Oficinas de Inovação Pedagógica com Jogos e Educomunicação na Escola" (USJ) e professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de São José. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação, comunicação e tecnologia, Educomunicação, Ecossistema Comunicativo, educação e cultura; educação, interface entre educação, comunicação e cultura para crianças, adolescentes e jovens; Prática Pedagógica Educomunicativa (PPE).

Referências

ARAUJO, Bianca Liege Barreto de et al. Educomunicação: A inovação da práxis através da expressão fotográfica, in II CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E 2017). Universidade Federal da Paraíba - Campus IV Mamanguape - Paraíba – Brasil 18, 19 e 20 de maio de 2017.

ALVARENGA, Camila, et al. A comunicação no Plano Nacional de Educação do Brasil: uma aproximação crítica. Cuadernos info, 35, p. 69-81. 2014.

DUVERNOY, Doriele Andrade; RÉGNIER, Jean-Claude. A Educomunicação como princípio indissociável da extensão universitária, do protagonismo juvenil e da coesão social: o caso da Rede Coque Vive. P O I É S I S. Unisul, Tubarão, Número Especial, p. 149-164, Jun/dez. 2012.

KITCHENHAM, Barbara; CHARTERS, Stuart. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering, technical report. Keele University and University of Durham, 2007.

LAURITI, Nádia Conceição. Ecologia das relações comunicacionais: de paredes... a pontes... São Paulo: EccoS Rev. Cient., V 1. UNINOVE, p. 35-49, 1999.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. La educación desde la comunicación. Buenos Aires Grupo Editorial Norma, 2002.

OROZCO GÓMEZ, Guilhermo. Entre telas: novos papéis comunicativos e educativos dos cidadãos. In APARICCI, Roberto. (org.). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014.

ORTIZ, Felipe Chibás. Educomunicação na gestão educacional criativa em projetos corporativos EAD: um estudo de caso. Revista Científica Hermes 6: 77-97, 2012.

SARTORI, Ademilde Silveira. A Educomunicação e sua relação com a escola: a promoção de ecossistemas comunicativos e a aprendizagem distraída. Revista Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo. Vol. 7. N. 19, p. 33-48, 2010.

Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/193. Acesso em: 10 abr. 2021

SARTORI, Ademilde Silveira. Ecossistema educomunicativo: comunicação e aprendizagem em rede. Revista Linhas. Florianópolis, v.22, n.48, p.62-79, jan./abr. 2021.

Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/19624. Acesso em: 15 mai. 2021

SILVA, Andréa Villela Mafra da. Tecnologias e Educação: O discurso da UNESCO. In Revista Educação, v. 44, 2019, p. 4.

Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/37288.

Acesso em: 19 out. 2021.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOARES, Ismar de Oliveira. Caminos de La Educomunicacíon: Utopias, Confrontaciones, Reconocimentos. Nómadas. 30. ABRIL. UNIVERSIDAD CENTRAL – COLOMBIA, p. 194-207, 2009.

SOARES, Ismar de Oliveira. A Educomunicação na América Latina: apontamentos para uma história em construção. In APARICI, Roberto. Educomunicação: Para além da 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014.

ZANCHETTA, Juvenal, Jr. Educação para a mídia: Propostas Europeias e realidade Brasileira. Campinas, Educ. Soc., vol. 30, n. 109, p. 1103-1122, set./dez. 2009.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

Sartori, A. S., Garcez, A. F., & Vieira, W. M. (2023). Educomunicação e Ecossistema Comunicativo: uma Revisão Sistemática. Educação, 48(1), e47/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644466768