Educomunicación y Ecosistema Comunicativo: una Revisión Sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466768

Palabras clave:

Educomunicación, Ecosistema Comunicativo, Educación

Resumen

Este estudio tiene como objetivo analizar cómo el concepto de Ecosistema Comunicativo está siendo concebido por investigadores en el campo de la Educomunicación. El estudio es una Revisión Sistemática de Literatura - RSL, realizada en las siguientes bases de datos: REdAlyc (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal), Scopus, Scielo y ASP (Academic Search Premier), con los descriptores “ Ecosistema Comunicativo”, “Ecosistemas Comunicativos” y “Educomunicación”. Siete artículos fueron seleccionados para el análisis considerando sólo aquellos que presentaban la concepción propia de los autores sobre el concepto de Ecosistema Comunicativo. En el análisis de los resultados obtenidos en la RSL, se identificó que el concepto de Ecosistema Comunicativo, en la concepción de los autores, presenta características de un modelo de comunicación dialógico, participativo y democrático. A partir del análisis de los resultados, este trabajo propone una reflexión sobre el concepto de Ecosistema Educomunicativo, el cual se configura cuando los Ecosistemas Comunicativos y los Ecosistemas de Aprendizaje se caracterizan como dialógicos y en red, es decir, en concordancia con los principios de la Educomunicación.

Biografía del autor/a

Ademilde Silveira Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Doutora Honoris Causa em Educação pela Unilogos (EUA). Professora Titular do Departamento de Pedagogia da UDESC. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação. Coordena o Laboratório de Mídias e Práticas Educativas - LAMPE/FAED/UDESC. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, gestão 2016-2019. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, com ênfase em tecnologia educacional e formação de professores. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação e educação, educomunicação, mídia e educação, ecossistemas educomunicativos. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia (EducomFloripa), CNPq/UDESC. Coordena o Observatório Ibero-americano de Educomunicação (Bernunça n.0)

Ana Flávia Garcez, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Bacharel em Comunicação Social, Habilitação em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (2000), Mestre em Ciências da Comunicação em Processos Midiáticos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e Especialista em Gestão de Políticas Sociais pela Universidade de Caxias do Sul (2009). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação, comunicação e tecnologia; educação e cultura; educação, direitos humanos e gestão de políticas públicas; educação à distância; interface entre educação, comunicação e cultura para crianças, adolescentes e jovens; gestão e coordenação de Redes na área da Criança e do Adolescente e mídias digitais. Coordenou por quatro anos a Rede da Criança e do Adolescente e o Setor de Comunicação da Fundação de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

Wanessa Matos Vieira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/UDESC). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/UDESC) na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia. Pedagoga pelo Centro Universitário Municipal de São José (USJ). Possui habilitação em Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos. Integra o grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia/Educom Floripa (CNPq/UDESC). Foi professora colaboradora do projeto: "Oficinas de Inovação Pedagógica com Jogos e Educomunicação na Escola" (USJ) e professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de São José. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação, comunicação e tecnologia, Educomunicação, Ecossistema Comunicativo, educação e cultura; educação, interface entre educação, comunicação e cultura para crianças, adolescentes e jovens; Prática Pedagógica Educomunicativa (PPE).

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Publicado

2023-06-06

Cómo citar

Sartori, A. S., Garcez, A. F., & Vieira, W. M. (2023). Educomunicación y Ecosistema Comunicativo: una Revisión Sistemática. Educación, 48(1), e47/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644466768