Da simulação computacional ao uso das representações visuais: desenvolvendo práticas epistêmicas em aulas de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644444488

Palavras-chave:

Educação em Química, Ensino de Ciências por Investigação, Construção do conhecimento.

Resumo

Considerando a construção do conhecimento científico a partir da proposição, comunicação e avaliação de ideias, buscou-se, no contexto de uma sala de aula, investigar se o uso de representações visuais, considerando-o como uma prática epistêmica, pode ser oportunizado por meio de uma simulação computacional. A sequência didática foi aplicada em uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. Os dados foram gerados a partir dos registros escritos produzidos pelos estudantes durante a sequência, visto que as práticas epistêmicas também são intertextuais. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva, revelando que a simulação computacional, por meio de uma abordagem investigativa proposta pelo professor, permitiu o uso das representações visuais, além de outras práticas epistêmicas, como elaborar hipótese, construir dados, concluir, explicar e generalizar. A dinamicidade do simulador favoreceu o contato dos estudantes com diferentes representações visuais, o que pode ter permitido o seu uso. A oportunização dessa prática epistêmica é importante no Ensino de Química, pois as representações visuais usadas nessa ciência são componentes dos argumentos mobilizados na defesa das ideias. O planejamento de aulas visando a oportunização dessa prática, por meio de um simulador, e a abordagem investigativa do professor podem contribuir para que o uso das representações visuais surja como necessário no processo de investigação, daí ser considerado como uma prática epistêmica, e não como uma ilustração para atender uma formalização da Química.

Biografia do Autor

Edyth Priscilla Campos Silva, UFMG

Licenciada em Química pela UFMG

Mestranda em Educação pela UFMG

Fernando César Silva, UFMG

Departamento de Métodos e Técnicas de EnsinoFaculdade de EducaçãoUniversidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2022-01-28

Como Citar

Campos Silva, E. P., & Silva, F. C. (2022). Da simulação computacional ao uso das representações visuais: desenvolvendo práticas epistêmicas em aulas de Química . Educação, 47(1), e03/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644444488