A construção dos relatórios dos estágios supervisionados nas licenciaturas: indagações e desafios da experiência docente-discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443390

Palavras-chave:

Formação docente, Estágio Supervisionado, Práticas de escrita.

Resumo

Neste artigo, buscou-se discutir a construção dos relatórios dos estágios supervisionados nos cursos de licenciatura a partir de quatro indagações e desafios postos aos docentes-discentes no contexto dos estágios. A primeira indagação proposta busca justamente investigar os motivos para se registrar a experiência de estágios. Em seguida, buscou-se compreender como a construção desses relatórios pode colaborar para que licenciandos se inscrevam na docência. Na terceira indagação, tomou-se como ponto de partida o entendimento de que a construção dos relatórios exige criatividade, materiais e estratégias diversas, bem como um arsenal teórico-epistemológico construído e (re)elaborado ao longo do curso de licenciatura. Por fim, a quarta indagação diz respeito a uma necessária articulação fundante entre ensino e investigação no contexto dos estágios supervisionados e a construção dos relatórios. Ao final, espera-se suscitar uma interlocução crítica e contributiva para a construção de uma relação muito mais íntima entre a elaboração dos relatórios de estágio supervisionado e a formação dos licenciandos pela integração entre docência, pesquisa e reflexão.

Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV - Litoral Norte - Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE)/Departamento de Educação (DED).

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV - Litoral Norte - Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE)/Departamento de Educação (DED). Doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do Grupo de Pesquisa: Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica - La-Conex@o-UEB/UFPB/Campus IV. Por mais de 10 anos trabalhou em escolas públicas da Rede Estadual e Municipal do Ceará, como professor da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Médio e Curso Normal/Antigo magistério). Atuou como Supervisor Educacional na Diretoria de Ensino/Secretaria de Educação de Ipueiras/CE e em cursos de Pedagogia, demais licenciaturas e em cursos de Pós-Graduação lato-sensu em diferentes Instituições de Ensino Superior. Atuou, ainda, como professor formador em Programas de Formação de professores, como o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/UVA); Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UFC). Atualmente tem se dedicado a estudos e pesquisas com foco na Pedagogia, Didática, estágio supervisionado, formação de professores; gestão, coordenação e trabalho pedagógico da escola básica. (Texto informado pelo autor)

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Coordenador do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec). Editor da Revista Hipótese e coeditor da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista Brasileira de Iniciação Científica. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba. 

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Araújo, O. H. A., & Fortunato, I. (2021). A construção dos relatórios dos estágios supervisionados nas licenciaturas: indagações e desafios da experiência docente-discente. Educação, 46(1), e97/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644443390