Desafios da profissão docente: experiência internacional e o caso brasileiro

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468530

Parole chiave:

Políticas educacionais, Formação de professores, Profissionalização docente,

Abstract

Resenha crítica do recente livro de Fernando Luiz Abrucio e Catarina Ianni Segatto, intitulado “Desafios da profissão docente: experiência internacional e o caso brasileiro”, publicado pela Editora Moderna em 2021. A obra com três capítulos visa apresentar a centralidade do professor na agenda educacional contemporânea no cenário nacional e internacional, alinhavada aos desafios da agenda das reformas da profissionalização docente.

Biografia autore

Andréia Paula Basei, State University of Maringá

Graduação em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/SMO)
Especialização em Educação Física Escolar pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM)
Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPE/UFSM)
Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP)
Docente do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Estadual de Maringá,
Campus Regional do Vale do Ivaí (DMO/UEM/CRV)
(Brasil)

Riferimenti bibliografici

ABRUCIO, Fernando Luiz; SEGATTO, Catarina Ianni. Desafios da profissão docente: experiência internacional e o caso brasileiro. São Paulo: Moderna, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

Pubblicato

2023-09-27

Come citare

Basei, A. P. (2023). Desafios da profissão docente: experiência internacional e o caso brasileiro. Educação, 48(1), e113/1–07. https://doi.org/10.5902/1984644468530