Desafios da profissão docente: experiência internacional e o caso brasileiro

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644468530

Mots-clés :

Políticas educacionais, Formação de professores, Profissionalização docente,

Résumé

Resenha crítica do recente livro de Fernando Luiz Abrucio e Catarina Ianni Segatto, intitulado “Desafios da profissão docente: experiência internacional e o caso brasileiro”, publicado pela Editora Moderna em 2021. A obra com três capítulos visa apresentar a centralidade do professor na agenda educacional contemporânea no cenário nacional e internacional, alinhavada aos desafios da agenda das reformas da profissionalização docente.

Biographie de l'auteur-e

Andréia Paula Basei, State University of Maringá

Graduação em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/SMO)
Especialização em Educação Física Escolar pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM)
Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPE/UFSM)
Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP)
Docente do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Estadual de Maringá,
Campus Regional do Vale do Ivaí (DMO/UEM/CRV)
(Brasil)

Références

ABRUCIO, Fernando Luiz; SEGATTO, Catarina Ianni. Desafios da profissão docente: experiência internacional e o caso brasileiro. São Paulo: Moderna, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

Publié-e

2023-09-27

Comment citer

Basei, A. P. (2023). Desafios da profissão docente: experiência internacional e o caso brasileiro. Educação, 48(1), e113/1–07. https://doi.org/10.5902/1984644468530