Práticas pedagógicas na EJA: o que a sala de aula revela?
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644464744Parole chiave:
Educação de jovens e adultos, Prática pedagógica, AprendizagemAbstract
Diante da diversidade dos sujeitos que compõem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), pode-se salientar que esta é uma modalidade de ensino que se insere no cenário educacional com questões específicas quanto às práticas pedagógicas. Com base neste contexto, o presente artigo tem o objetivo de investigar como ocorre a prática pedagógica na EJA. De abordagem qualitativa, foi utilizada a entrevista semiestruturada e a observação participante. A pesquisa teve como sujeitos uma professora e dois jovens matriculados em um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), localizado em um município do Estado de Santa Catarina. Constatou-se que a prática utilizada pela professora na EJA é reflexo da cultura escolar construída historicamente, a qual permeia e organiza os espaços escolares, bem como normatiza o trabalho docente e, consequentemente, as relações de ensino e aprendizagem na referida modalidade. No entanto, esta é uma prática que merece ser repensada, uma vez que é destinada a atender os sujeitos que, provavelmente e pelas mais variadas circunstâncias, não tiveram acesso ao sistema educacional ou ainda retornaram às salas de aula em tal modalidade buscando superar as dificuldades vivenciadas no seu cotidiano escolar. Assim, torna-se pertinente refletir sobre a heterogeneidade dos sujeitos matriculados na turma da EJA. Dessa forma, considera-se que essa modalidade de ensino deve possibilitar aos jovens e adultos que lá se encontram os conhecimentos e as habilidades necessárias para exercerem a cidadania.
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