Estudo sobre análise de discurso como procedimento metodológico na pesquisa documental
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644434018Parole chiave:
Pesquisa Qualitativa, Técnica de Pesquisa, Análise de discurso.Abstract
Neste artigo é abordada a técnica de análise de discurso no processo de pesquisa científica. A temática faz parte de uma investigação científica mais abrangente que está sendo realizada sobre os métodos de referência teórica e seus compatíveis metodológicos no campo da pesquisa científica. Por isso, é apresentado o conceito científico de análise do discurso, assim como elencado os pontos importantes do emprego da tendência teórica Análise Crítica de Discurso e seu emprego na Etnometodologia da Conversação. Assim, com o objetivo de socializar esse processo metodológico, a concentração está em suas principais etapas, ou seja, nos procedimentos mais relevantes de como realizar uma análise do discurso no processo de pesquisa científica. Por fim, é discutida a validade e a importância dessa técnica nas pesquisas científicas, preferentemente nas que se caracterizam como qualitativas, na medida em que dá prevalência a uma hermenêutica dos discursos analisados e ara melhor entendimento, apresentamos alguns exemplos de aplicação prática da Análise do Discurso Crítica (ACD).
Riferimenti bibliografici
BAKTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
BRASIL. Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Manifesto dos liberais. Golpe de Vista sobre o actual e futuro estado desta Provincia, 1833. Lata 286- Livro 5. IHGB. (Coleção Manoel Barata).
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985.
CÂNDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1976.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Tradução de Guy Reynaud. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
CASTORIADIS, Cornelius. A criação histórica. Tradução de Denis Rosenfield. Porto Alegre: Artes e Ofícios Editora, 1992.
DOMINGUES, José M. A. América: intelectuais, interpretações e identidades. DADOS-Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, p. 267-289, 1992.
FERREIRA, Jerusa Pires. Memória é Cultura. Revista USP 108, São Paulo, 1994-95. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/27032. Acesso em: 05 abr. 2017.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
GAY, Peter. Represálias selvagens: realidade e ficção na literatura de Charles Dickens, Gustave Flaubert e Thomas Mann. Tradução de Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Tradução de Raul Fiker. São Paulo: UNESP, 1991.
GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1994.
MAINGUENEAU, Dominique. Termos-chave da análise do discurso. Tradução de Marcio Venício Barbosa e Maria Emília Amarante Torres Lima. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
MAINGUENEAU, Dominique. Doze conceitos em análise de discurso. In: SILVA E SOUZA, Maria Cecília; POSSENTI, Sírio (Org.). Tradução de Adail Sobral et al. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi et al. Campinas: Ed. Unicamp, 2009.
PÊCHEUX, Michel. Análise de discurso. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi et al. Campinas: Pontes Editores, 2011.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2005.
SCHWARTZ, Stuart B. “Gente da terra braziliense da nasção”. Pensando o Brasil: a construção de um povo. In: MOTA, Carlos Guilherme. Viagem incompleta. Formação: Histórias. A Experiência Brasileira. São Paulo: Ed. SENAC, 2000. p. 103-125.
SOUSA, Herculano Matos Inglês de. O cacaulista. Belém: UFPA, 1973.
SOUSA, Herculano Matos Inglês de. Contos amazônicos. Rio de Janeiro: Presença, 1988.
VERÍSSIMO, José de Matos. Estudos amazônicos. Belém: UFPA, 1970.
WATSON, Rod; GASTALDO, Edison. Etnometodologia & análise da conversa. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2015.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________