Ensino de História na perspectiva da Educação histórica: o caso da rede municipal de Curitiba

Autori

  • Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd Faculdade São Braz de Curitiba, INTERBRÁS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644418207

Parole chiave:

Ensino de história. Educação Histórica. Formação continuada.

Abstract

Em 2006, o ensino de história na Rede Municipal de Ensino de Curitiba adota a perspectiva da Educação Histórica, tomando como referência, especialmente, os estudos de LEE (2001), BARCA (1998; 2004) e SCHMIDT (2001). Isso está expresso nas Diretrizes Curriculares (CURITIBA, 2006a) e nos Cadernos Pedagógicos – História (CURITIBA, 2006b). Em relação à formação continuada, mais especificamente, em relação aos cursos oferecidos em parceria com a Universidade Federal do Paraná/Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH), pode-se dizer que a sistemática adotada tem trazido contribuições valiosas, pois, mudou a forma como o professor tem se relacionado com os conteúdos a serem trabalhados, na medida em que investiga as ideias tácitas dos alunos, seleciona diferentes fontes históricas, bem como solicita a produção de narrativas históricas aos alunos.

Biografia autore

Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd, Faculdade São Braz de Curitiba, INTERBRÁS, Brasil.

Professora nomeada da Prefeitura Municipal de Curitiba desde 1972. Atualmente atua na Secretaria Municipal da Educação com formação continuada de professores. Professora da Faculdade São Braz.

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Pubblicato

2015-09-24

Come citare

Gevaerd, R. T. F. (2015). Ensino de História na perspectiva da Educação histórica: o caso da rede municipal de Curitiba. Educação, 40(3), 565–578. https://doi.org/10.5902/1984644418207

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Educação Histórica e Ensino de História

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