Ensino de História na perspectiva da Educação histórica: o caso da rede municipal de Curitiba

Autores/as

  • Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd Faculdade São Braz de Curitiba, INTERBRÁS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644418207

Palabras clave:

Ensino de história. Educação Histórica. Formação continuada.

Resumen

Em 2006, o ensino de história na Rede Municipal de Ensino de Curitiba adota a perspectiva da Educação Histórica, tomando como referência, especialmente, os estudos de LEE (2001), BARCA (1998; 2004) e SCHMIDT (2001). Isso está expresso nas Diretrizes Curriculares (CURITIBA, 2006a) e nos Cadernos Pedagógicos – História (CURITIBA, 2006b). Em relação à formação continuada, mais especificamente, em relação aos cursos oferecidos em parceria com a Universidade Federal do Paraná/Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH), pode-se dizer que a sistemática adotada tem trazido contribuições valiosas, pois, mudou a forma como o professor tem se relacionado com os conteúdos a serem trabalhados, na medida em que investiga as ideias tácitas dos alunos, seleciona diferentes fontes históricas, bem como solicita a produção de narrativas históricas aos alunos.

Biografía del autor/a

Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd, Faculdade São Braz de Curitiba, INTERBRÁS, Brasil.

Professora nomeada da Prefeitura Municipal de Curitiba desde 1972. Atualmente atua na Secretaria Municipal da Educação com formação continuada de professores. Professora da Faculdade São Braz.

Publicado

2015-09-24

Cómo citar

Gevaerd, R. T. F. (2015). Ensino de História na perspectiva da Educação histórica: o caso da rede municipal de Curitiba. Educación, 40(3), 565–578. https://doi.org/10.5902/1984644418207

Número

Sección

Dossiê: Educação Histórica e Ensino de História

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