O Pibid e os seus reflexos para a formação inicial de professores

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644484805

Mots-clés :

Pibid, Formação inicial de professores, Iniciação à docência

Résumé

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma política pública de iniciativa da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior voltada ao incentivo, valorização e reconhecimento do magistério integrado à educação básica. Considerando a relevância de iniciativas destinadas à formação de licenciandos, este estudo tem como objetivo identificar e analisar a articulação entre os referenciais teóricos de autores que discutem a formação inicial de professores e a contribuição do Pibid para promover a integração teoria e prática na aproximação universidade e escola. Trata-se, portanto, de tecer considerações de como esse programa se consubstancia na relação com o cotidiano escolar em busca do conhecimento mais alinhado à realidade que se apresenta. É uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com foco no embasamento teórico de fontes que apresentam renomados e aprofundados entendimentos sobre a formação e o preparo profissional do professor. O artigo está estruturado de forma a envolver a apresentação dos editais que estabelecem as regras e diretrizes para as instituições participantes do referido programa numa proposta de inserção do licenciando no ambiente escolar, e autores que discutem a formação inicial do professor fornecendo elementos necessários embasados na relação teoria/prática possibilitando o refinamento do conhecimento na aplicação das ações pedagógicas do cotidiano escolar.  Os resultados apontaram que o Pibid favorece a construção de experiências significativas por aproximar os licenciandos da realidade educacional e propiciar uma formação inicial robusta capaz de impactar consideravelmente a aprendizagem dos alunos. Evidencia-se também, o papel político do programa ao estimular o fortalecimento da iniciação à docência, a evolução do processo ensino aprendizagem e os seus reflexos na melhoria da educação básica e na qualidade do ensino.

Bibliographies de l'auteur-e

Caio Vinicius dos Santos, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara. Bolsista Capes Possui graduação em História/Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Bruna Rafaela de Batista, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora e Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras-UNESP Araraquara. Possui graduação em Licenciatura em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Professora de Educação Especial da Rede de Ensino Municipal de Araraquara/SP. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas na Educação Básica- Educação Especial - GEPEB- EDESP, desenvolvendo pesquisas voltadas a formação inicial de professores e a temáticas sobre Educação Especial.

Luci Pastor Manzoli, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestre em Educação Especial pela Boston University (Boston University - EUA) e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP-SP. É professora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Araraquara. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da mesma Universidade como professora e orientadora. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Educação Especial. Atuo como professora do ensino fundamental 1ª a 4ª série e também na área de Educação Especial. Desenvolvo trabalhos na linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas com temas voltados para o ensino inclusivo de pessoas com deficiência.

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Publié-e

2025-07-30

Comment citer

Santos, C. V. dos, Batista, B. R. de, & Manzoli, L. P. (2025). O Pibid e os seus reflexos para a formação inicial de professores. Educação, 50(1), e99/1–18. https://doi.org/10.5902/1984644484805

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