Metodologias ativas nas aulas de Geografia no Ensino Médio como estímulo ao protagonismo juvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644429807

Palavras-chave:

Protagonismo Juvenil, Ensino de Geografia, Tecnologias Digitais

Resumo

O artigo é parte das construções teóricas e intervenções práticas realizadas em pesquisa qualitativa, que teve como propósito compreender como o uso das tecnologias digitais pode contribuir na construção do conhecimento geográfico dos estudantes do Ensino Médio, de modo a estimulá-los ao protagonismo juvenil.  Os trabalhos foram orientados com base na seguinte problemática: Qual é o potencial existente no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para a construção do conhecimento geográfico no Ensino Médio com vistas ao estímulo do protagonismo social do jovem? Essa problemática foi delineada a partir da visão de que muitas vezes as disciplinas escolares parecem estar desconectadas do cotidiano dos estudantes.  A pesquisa de caráter exploratório teve como procedimento o estudo de casos múltiplos, onde trabalhou-se com três professores de Geografia e suas respectivas turmas, totalizando sessenta estudantes. As atividades práticas da pesquisa foram conduzidas sob o método sala de aula invertida, com uso intensivo das tecnologias digitais. Com a realização da atividade constata-se que o uso das tecnologias digitais nas aulas proporciona maior envolvimento do estudante com o conteúdo e também estimula o protagonismo juvenil. Por outro lado, evidencia a necessidade da utilização de metodologias específicas para estas aulas, pois do contrário é grande a possibilidade de compreensão das tecnologias digitais apenas como mudança de suporte para desenvolvimento das atividades de aula.

 

Biografia do Autor

Ana Maria de Oliveira Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil

Docente do Curso de Geografia - Ensino de Geografia na Universidade Federal da Fronteira Sul

Acacia Zeneida Kuenzer, Universidade FEVALE, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil

Professora na Universidade FEVALE no Programa de Doutorado em Diversidade e Inclusão Social

Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Professor Titular na Universidade de Passo Fundo onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai, campus Santo Ângelo, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico

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Publicado

2019-10-09

Como Citar

Pereira, A. M. de O., Kuenzer, A. Z., & Teixeira, A. C. (2019). Metodologias ativas nas aulas de Geografia no Ensino Médio como estímulo ao protagonismo juvenil. Educação, 44, e73/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644429807

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua