As relações entre mundo do trabalho e a escola: a alternância como possibilidade de integração

Acacia Zeneida Kuenzer, Humberto Rodrigues de Lima

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464448989

 

Este artigo tem por objetivo analisar as possibilidades de diálogo entre educação profissional integrada ao ensino médio e pedagogia da alternância a partir da experiência que vem sendo desenvolvida no Paraná, mediante a articulação entre Estado e movimentos sociais, neste caso representados pela ARCAFAR/Sul.

Os dados coletados por Rodrigues de Lima (2013), ao pesquisar a integração entre ensino médio integrado à educação profissional e a pedagogia da alternância em três das Casas Familiares que implantaram a integração da educação profissional ao ensino médio, no período de 2006 /2008 no Paraná, permitem analisar, em um caso concreto, as possibilidades  de avanço deste modelo no que diz respeito à formulação de políticas públicas  e a uma proposta pedagógica que, adotando as categorias do materialismo histórico, melhore as condições de emancipação humana no campo. E, ao mesmo tempo, analisar que dimensões desta experiência podem ser transferidas para o ensino médio integrado.


Palavras-chave


Rotation Pedagogy, Vocational school, Professional education.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/198464448989

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar