Orientação de Estágio: uma experiência na formação de docentes

Autores

  • Karla Marques da Rocha Universidade Federal de Santa Maria
  • Ilse Abegg Universidade Federal de Santa Maria
  • Eliana Rela Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644413665

Palavras-chave:

Formação de Professores, Supervisão de Estágio, Tecnologias Educacionais em Rede

Resumo

Este artigo aborda a utilização das Tecnologias Educacionais em Rede, especialmente o recurso Wiki, na disciplina de Supervisão de Estágio em um Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica, em uma universidade pública brasileira. Analisou-se os registros feitos por vinte e nove estudantes e o respectivo orientador, referentes aos planos de Aula e sua implementação como parte do processo da avaliação das competências do planejar e do refletir. As postagens geraram reflexões no espaço Wiki, proporcionando categorias de elementos indicadores para a supervisão dos futuros estágios, na forma de rede de conversação. A possibilidade de acompanhamentos, orientações, avaliações e aprendizagens tornou-se efetivamente um período de construção de experiências, além do espaço acadêmico.

Biografia do Autor

Karla Marques da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria

Professora adjunta da UFSM, Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino, Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional. Coordenadora Substituta do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede.

Ilse Abegg, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Coordenadora do Curso de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica, modalidade EAD, (UAB/UFSM). Vinculada ao Centro de Educação e Departamento de Metodologia do Ensino. Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da UFSM e Professora Orientadora do Programa de Pós Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (Mestrado Profissional). Atua principalmente no Curso de Formação de Professores para Educação Profissional, nas disciplina de Metodologia do Ensino, Estágios Supervisionados de Ensino e TIC aplicadas a Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação dialógica e problematizadora, formação de professores, TIC aplicadas a Educação, Educação científica e tecnológica, educação a distância e colaboração escolar.

Eliana Rela, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Linha de pesquisa Ambientes Virtuais de aprendizagem e Educação a Distância. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul (1988). É professora da Universidade de Caxias do Sul. Coordena projeto de pesquisa na área de formação de professores. Coordena o Programa de Formação de Professores da UCS. Atua na coordenação do CEDOC (Centro de Documentação da UCS) e do Programa de Investigação e Resgate da Imagem e do Som. Tem experiência na Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação a Distância, Estágio Curricular na modalidade a distância, Informática na Educação, Processos de mediação no Ensino da História. Ministra disciplinas de Estágio, História da Fotografia, Gestão de Acervos. Atuou na UFRGS junto a Coordenação do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura como assessora para os estágios curriculares na modalidade a distância. Está em constante interação com grupo de pesquisa, na área de formação de professores, da Universidade de Padova, Itália

Downloads

Publicado

2014-12-24

Como Citar

Rocha, K. M. da, Abegg, I., & Rela, E. (2014). Orientação de Estágio: uma experiência na formação de docentes. Educação, 40(1), 117–130. https://doi.org/10.5902/1984644413665

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua