Leitura de história em quadrinhos: entre Shakespeare e Mauricio de Sousa
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644438119Palavras-chave:
História em quadrinhos, Leitura literária, Programa Nacional Biblioteca da EscolaResumo
A leitura de história em quadrinhos, de natureza literária, pressupõe vários desafios ao leitor iniciante de modo que as práticas educativas deveriam contemplar estratégias de mediação que atentem para as peculiaridades do gênero. Este artigo investiga a construção de uma narrativa Turma da Mônica: Romeu e Julieta, de Mauricio de Sousa (2009), selecionada pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2012). O caráter descritivo-analítico predomina no estudo e contempla aspectos visuais e verbais. Para compor a análise, são tomados aspectos do âmbito da visualidade, como tipos de quadros; cenários; marcação temporal; e, quanto aos personagens, é priorizada a sua vestimenta e a mescla entre comportamentos peculiares de Mônica e Cebolinha e de Romeu e Julieta. O estudo fundamenta-se, entre outros, em Eisner (2012), e aponta a intertextualidade como traço marcante na composição do enredo, de modo que o leitor deve ser orientado acerca de peculiaridades dos personagens de Shakespeare para potencializar a leitura da obra.
Referências
AMARILHA, Marly. História em quadrinhos e literatura: leveza e drama na formação do leitor. Revista Educação em Questão, Natal, v. 36, n. 22, p. 56-73, set./dez. 2009.
DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos, e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
EISNER, Will. Quadrinhos e a arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
FONTANILI, Francesca. Casa di Giulietta, metamorfose di una demora storica: reale e ideale si uniscono nel presente. Tese em Museologia Archeologica. Alma Mater Studiorum, Università di Bologna.
RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Modalidades narrativas: cantos lusitanos em quadrinhos. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 352-361, set./dez. 2012. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11766/8392. Acesso em: 26 set. 2014.
SOUSA, Mauricio de. Turma da Mônica – Romeu e Julieta. Barueri, SP: Panini Brasil, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________