Leitura de história em quadrinhos: entre Shakespeare e Mauricio de Sousa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438119

Palavras-chave:

História em quadrinhos, Leitura literária, Programa Nacional Biblioteca da Escola

Resumo

A leitura de história em quadrinhos, de natureza literária, pressupõe vários desafios ao leitor iniciante de modo que as práticas educativas deveriam contemplar estratégias de mediação que atentem para as peculiaridades do gênero. Este artigo investiga a construção de uma narrativa Turma da Mônica: Romeu e Julieta, de Mauricio de Sousa (2009), selecionada pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2012). O caráter descritivo-analítico predomina no estudo e contempla aspectos visuais e verbais. Para compor a análise, são tomados aspectos do âmbito da visualidade, como tipos de quadros; cenários; marcação temporal; e, quanto aos personagens, é priorizada a sua vestimenta e a mescla entre comportamentos peculiares de Mônica e Cebolinha e de Romeu e Julieta. O estudo fundamenta-se, entre outros, em Eisner (2012), e aponta a intertextualidade como traço marcante na composição do enredo, de modo que o leitor deve ser orientado acerca de peculiaridades dos personagens de Shakespeare para potencializar a leitura da obra.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul

Professora na Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Eliana Buffon, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul

Mestra na Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Eliana Rela, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul

Professora na Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

AMARILHA, Marly. História em quadrinhos e literatura: leveza e drama na formação do leitor. Revista Educação em Questão, Natal, v. 36, n. 22, p. 56-73, set./dez. 2009.

DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos, e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

EISNER, Will. Quadrinhos e a arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

FONTANILI, Francesca. Casa di Giulietta, metamorfose di una demora storica: reale e ideale si uniscono nel presente. Tese em Museologia Archeologica. Alma Mater Studiorum, Università di Bologna.

RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Modalidades narrativas: cantos lusitanos em quadrinhos. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 352-361, set./dez. 2012. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11766/8392. Acesso em: 26 set. 2014.

SOUSA, Mauricio de. Turma da Mônica – Romeu e Julieta. Barueri, SP: Panini Brasil, 2009.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Ramos, F. B., Buffon, E., & Rela, E. (2021). Leitura de história em quadrinhos: entre Shakespeare e Mauricio de Sousa. Educação, 46(1), e1/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644438119

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)