O Aluno Monitor da Sala de Informática como estratégia para o uso pedagógico das TIC nas Escolas Municipais de Santa Maria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644434486

Palavras-chave:

Aluno Monitor, Aprendizagem Colaborativa, Tecnologias Educacionais.

Resumo

Este artigo se pauta na temática da habilitação de alunos monitores para atuar nas salas de informática, auxiliando na integração das tecnologias educacionais em rede à prática pedagógica dos professores das escolas municipais de Santa Maria. Tal ação, implementada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, buscou potencializar o uso pedagógico das tecnologias educacionais existentes nestes ambientes escolares, enfatizando o software livre, por meio do Linux Educacional, o Sistema Operacional adotado pelo PROINFO. A proposta constituiu-se com oficinas de formação continuada, ao longo do ano, alicerçada na abordagem qualitativa e na metodologia da pesquisa-ação. Foram selecionadas ferramentas do Linux Educacional compatíveis com a versão disponível nas escolas e elaborados materiais didáticos para o desenvolvimento das oficinas, organizados em um e-Book, visando à divulgação e compartilhamento da investigação-ação em outros contextos. A pesquisa analisou em que medida a integração das TIC, com o suporte do aluno monitor, pode auxiliar na prática dos professores que utilizam o ambiente informatizado na escola, como também as transformações que poderão ocorrer nas relações que se estabelecem entre aluno monitor e professor que aprendem e ensinam, em uma relação circular, e na escola que acolhe a proposta. A formação estimulou a aprendizagem colaborativa, perpassando pela apropriação, aperfeiçoamento de competências, habilidades e atitudes que resultaram em mudanças do aluno no papel de monitor, incentivando a promoção de sua autonomia e ação voluntária na sala de informática, como uma importante contribuição social que evidencia o protagonismo e atitude cidadã.

Biografia do Autor

Eunice Pereira Azenha, Universidade Federal de Santa Maria

Concluinte do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER)/UFSM, Professora Municipal e membro integrante do Núcleo de Tecnologia Educacional  Municipal (NTEM) de Santa Maria.

Karla Marques da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino.

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede.
Professora do Programa Especial de Formação de Professores, na modalidade presencial e a distância.

 

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Publicado

2020-03-29

Como Citar

Azenha, E. P., & Rocha, K. M. da. (2020). O Aluno Monitor da Sala de Informática como estratégia para o uso pedagógico das TIC nas Escolas Municipais de Santa Maria. Educação, 45(1), e29/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984644434486