Representações sociais de professores de Filosofia em serviço
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644467429Keywords:
Social representation, Philosophy, Teacher trainingAbstract
Neste artigo, objetivou-se identificar as representações sociais sobre o conceito de “filosofia” para professores em serviço dessa área. A pesquisa foi de natureza quali-quantitiva e os participantes formaram um grupo de 208 docentes que atuavam em escolas públicas de Ensino Médio do Estado do Paraná, Brasil. A metodologia consistiu na análise de palavras espontaneamente evocadas pelos indivíduos do grupo quando cada um foi inquirido a enunciar, em ordem de importância, as cinco palavras que melhor definiam o conceito de “filosofia”. Após serem agrupados de acordo com seus significados, os vocábulos foram posteriormente organizados em uma tabela com quatro quadrantes, como proposto por Vergès, e a estrutura das representações foi analisada por meio da construção de um grafo de similaridade, baseado nas coocorrências entre as palavras. Para determinar os termos mais centrais na representação social, propôs-se complementar a análise da tabela dos quatro quadrantes por meio da identificação, no grafo de similaridade, dos três subgrafos mais significativos na forma de tetraedros. Da análise quantitativa, identificaram-se os termos “conhecimento”, “sabedoria” e “questionamento” como os mais centrais associados à representação social do conceito de “filosofia”; seguidos por “reflexão”, “pensamento” e “construção de conceitos”.
References
CARRILHO, Manuel Maria. Filosofia. Lisboa: Quimera, 2001.
CARRILHO, Manuel Maria. Razão e transmissão da Filosofia. Lisboa: Imprensa Nacional, 1987.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.
FARR, Robert M. Representações sociais: a teoria e sua história. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (org.). Textos em representações sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 31-62.
HORN, Geraldo Balduino. Ensinar Filosofia: pressupostos teóricos e metodológicos. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.
LO MONACO, Grégory et al. Methods for studying the structure of social representations: a critical review and agenda for future research. Journal for the Theory of Social Behaviour, [s. l.], n. 47, p. 3-4, 2016.
MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli. Didática e metodologia do ensino de filosofia no ensino médio. Curitiba: Editora Intersaberes, 2017.
OBIOLS, Guillermo. Filosofia: uma introdução ao ensino. Ijuí: Editora Unijuí, 2002.
SÁ, Celso Pereira. Representações sociais: o conceito o estadual atual da teoria. In: SPINK, Mary Jane (Ed.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 19-45.
VERGÈS, Pierre. Représentations sociales partagés, périphériques, indifférentes, d’une minorité: méthodes d’approche. Aix en Provence: LAMES, Université de Provence – CNRS, 1994.
WAGNER, Wolfgang et al. Theory and method of social representations. Asian Journal of Social Psychology, [s. l.], n. 2, p. 95-125, 1999.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Educação (UFSM)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)