Práticas e percepções no ensino superior: um estudo multicasos com docentes
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644496973Palavras-chave:
Metodologias ativas, Ensino superior, Práticas docentesResumo
Este estudo busca identificar competências e práticas docentes a partir do depoimento de profissionais que atuam no ensino superior em universidades e institutos federais no interior do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com a participação de 14 docentes. O objetivo da pesquisa consiste em investigar as práticas e percepções de docentes de diferentes áreas do ensino superior, buscando identificar suas percepções acerca de como os alunos aprendem melhor, bem como verificar de que forma percebem o próprio papel em sala de aula, elencando os principais desafios encontrados para a implementação de metodologias ativas, especialmente diante dos impactos geracionais e tecnológicos. Os achados da pesquisa revelam que a percepção docente sobre a aplicação das metodologias ativas é positiva e benéfica para o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo o protagonismo discente. Os docentes percebem que a incorporação de práticas alinhadas ao modelo construtivista, nas quais o estudante assume papel ativo no processo de aprendizagem, por meio de metodologias como sala de aula invertida, debates, seminários e atividades investigativas, favorece significativamente a obtenção de melhores resultados na assimilação do conhecimento. A investigação também confirma que docentes com formação pedagógica demonstram maior facilidade e confiança para gerenciar tensões e motivar os alunos a aprender. A identificação de lacunas evidencia a necessidade de fortalecimento das competências comunicacionais, de liderança, pedagógicas, tecnológicas, socioemocionais e didáticas, capacidades que, quando desenvolvidas, mostram-se recursos pedagógicos eficientes. Conclui-se que a docência no ensino superior constitui um construto multidimensional, no qual diferentes competências se articulam e influenciam diretamente a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Referências
AZEVEDO, S.B.; PACHECO, V.A.; SANTOS, E.A. Metodologias ativas no ensino superior: percepção de docentes em uma instituição privada do Distrito Federal. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–22, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2573. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2573. Acesso em: 29 abr. 2026.
CENI, J. C.; BEZERRA-DE-SOUZA, I. G.; FERNANDES, J. M. F.; SEEFELD, R. A formação didática é essencial para o docente? Estratégias aplicadas por docentes de administração em sala de aula. Revista Brasileira de Educação, v. 27, 2022. DOI: 10.1590/S1413-24782022270037.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LACERDA, F. C. B.; SANTOS, L. M. Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 611-627, nov. 2018 DOI: 10.1590/S1414-40772018000300003
LENGLER, F. R.; AMBONI, N.; BÚRIGO, R. G. Escalas de autoavaliação de competências docentes em artigos internacionais. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 19., 2019, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC/INPEAU, 2019.
LENGLER, F. R.; AMBONI, N.; TEZZA, R.; BÚRIGO, R. G. Teaching competence in administration courses: validation of a measurement scale. Organizações em Contexto, v. 21, 2025.
LIMA, S. L. L., BERGAMIN, E. G. J., LIMA, S. T. V. M. L. Metodologias ativas em Ciências Contábeis: uma análise sobre o estado da arte. Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v.25, n. 2, p. 367-380. 2020. DOI: 10.17765/1516-2664.2020v25n2p367-380
NASCIMENTO, M. B. N. et al. The importance of active methodologies in the learning of Higher Education, Research, Society and Development, v. 11, n. 1, 2022 DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25026
OLIVEIRA, F.S.G., MELO, Y.A., RODRIGUEZ, M.V.R, Motivação: um desafio na aplicação das metodologias ativas no ensino superior, Revista da Avaliação do Ensino Superior, v. 28, p. 1-19. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772023000100004
PIMENTA, S. G. Docência na educação superior. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (Org.). Docência na Educação Superior. Brasília: INEP, 2006. (Coleção Educação Superior em Debate, v. 5).
RIBEIRO, N. A. Atividades didáticas com a metodologia de resolução de problemas com derivadas no ensino superior. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2021.
SILVA, U. B.; BRUNI, A. L. O que me ensina a ensinar? Um estudo sobre fatores explicativos das práticas pedagógicas no ensino de Contabilidade. REPeC – Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 11, n. 2, p. 214-230, abr./jun. 2017. DOI: 10.17524/repec.v11i2.1531.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________
