O furacão da sexualidade loquaz: discursos sobre controle e poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485629

Palavras-chave:

Sexualidade, Gênero, Educação

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão acerca do tema sexualidade e gênero, tendo como premissa a vigilância e o controle acerca dos corpos e das identidades, apresentando um panorama histórico e social envolto do tema. Tem como objetivo discutir questões sociais e históricas envolta do assunto, que repercutem diretamente na educação, por isso, torna-se relevante para a contribuição dos temas relacionados à formação docente. Como procedimento metodológico, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, que se articula a dados já publicados por outros autores, tais como livros e artigos. Sob a perspectiva transdisciplinar, a pesquisa, de caráter qualitativo, insere-se no contexto dos estudos históricos culturais, sobretudo a abordagem foucaultiana. Tendo a história como um fio condutor, os estudos históricos culturais nos permitem compreender assuntos que transbordam os limites da razão, destacando diferenças e particularidades, distanciando-se de homogeneizações, sem hierarquizações culturais. Os resultados contribuem para a compreensão acerca das problemáticas que perpassam os temas gênero e sexualidade, englobando não só a escola, mas o contexto social mais amplo.

Biografia do Autor

Jarles Lopes de Medeiros, Universidade Estadual do Ceará

Pedagogo (UECE, 2012), licenciado em língua portuguesa (UFG, 2014) e em letras Libras (EFICAZ, 2022), psicopedagogo (FALC, 2015), mestre (UFC, 2017) e doutor (UFC, 2022) em educação. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado ao Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), com atuação no Curso de Pedagogia. Professor de língua portuguesa na Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC). Tutor a Distância do Curso de Pedagogia da UECE/UAB. Revisor textual. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Ética, Educação e Formação Humana, cadastrado no CNPq e vinculado ao Centro de Educação (CED) da UECE. Áreas e temas de interesse e atuação: educação; ensino de língua portuguesa; leitura e produção textual; alfabetização e letramento; formação de professores; didática; psicopedagogia; sexualidade; gênero e diversidade; educação sexual; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

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Publicado

2024-07-09

Como Citar

Medeiros, J. L. de. (2024). O furacão da sexualidade loquaz: discursos sobre controle e poder. Educação, 49(1), e100/1–21. https://doi.org/10.5902/1984644485629

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