Experiências juvenis contemporâneas: reflexões teóricas e metodológicas sobre socialização e individualização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644439944

Palavras-chave:

Juventudes, Socialização, Individualização.

Resumo

Este artigo desenvolve reflexões teóricas e metodológicas para os estudos sobre juventudes na contemporaneidade diante da experiência de sujeitos imersos no universo online e digital. A partir de uma análise bibliográfica e sociológica sobre as noções de socialização e individualização, inclusive na internet, o texto reflete sobre os desafios para as pesquisas que buscam compreender a construção social dos/as jovens na atualidade, diante o atual processo estrutural de singularização e a intensa presença da internet como espaço de experiências juvenis. Conclui-se que a web é matriz de socialização que transversaliza o cotidiano de jovens em outras esferas de socialização familiar, escolar, entre pares. A partir de referências das sociologias do indivíduo e da sociologia da juventude, o ensaio estimula o desenvolvimento de um olhar para as experiências juvenis atrelando as categorias analíticas socialização e individualização a partir de plurais e interseccionados modos de ser e estar no mundo, no contexto da cibercultura.

Biografia do Autor

Juliana Batista dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais/Professora Adjunta

Graduada em Ciências Sociais (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais com estágio sanduíche na Universidade do Porto (2014). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, coordena o Programa de Pesquisa, Ensino e Extensão Observatório da Juventude da UFMG (http://observatoriodajuventude.ufmg.br). Atua nas áreas da Sociologia da Educação e Sociologia da Juventude, com ênfase nos temas: processos de socialização e individuação contemporâneos, relações juventude/escola, Ensino Médio, culturas juvenis, territórios urbanos, cibercultura.

Juarez Dayrell, Universidade Federal de Minas Gerais/Professor aposentado

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001). Em 2006 realizou o pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do CNPq. É fundador e integrante do Observatório da Juventude da UFMG (www.observatoriodajuventude.ufmg.br). Está integrado à Pós Graduação da Faculdade de Educação na linha de pesquisa: Educação, cultura, movimentos sociais e ações coletivas, desenvolvendo pesquisas em torno da temática Juventude, Educação e Cultura.

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Publicado

2020-08-10

Como Citar

Reis, J. B. dos, & Dayrell, J. (2020). Experiências juvenis contemporâneas: reflexões teóricas e metodológicas sobre socialização e individualização. Educação, 45(1), e71/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644439944