O Ensino por Competências e as Metodologias Ativas: implicações na Prática Pedagógica Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644484578

Palavras-chave:

Ensino por Competências, Metodologias Ativas, Prática Pedagógica Docente

Resumo

Este escrito tem como objetivo relacionar as concepções presentes no ensino por competências e nas metodologias ativas, considerando a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como recurso didático-pedagógico, e verificar as implicações na prática pedagógica docente. O artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório-descritiva, por meio da análise da literatura no âmbito educacional. O estudo demonstrou que o ensino por competências emerge como uma abordagem importante frente ao que se espera da formação realizada nas escolas, da necessidade da maior funcionalidade dos conteúdos ensinados, possibilitando a aprendizagem por meio de mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes diante de situações e contextos diversos. As metodologias ativas, por sua vez, renascem, apoiadas nas ideias escolanovistas de outrora, repercutindo em aprendizagens ativas e significativas, visto a motivação advinda dos recursos tecnológicos digitais, por meio da ação do estudante diante de situações-problema pedagogicamente elaboradas. O docente assume, assim, o papel relevante de condutor dos processos de ensino e de aprendizagem, transformando a sala de aula em um ambiente dinâmico e interativo, a fim de proporcionar aprendizagens com sentido e significado e promovendo o desenvolvimento de competências.

Biografia do Autor

Deise Becker Kirsch, Academia da Força Aérea

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2007). Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (2013). Pós-Doutorado como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2014). Militar, pertencente ao Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica, na especialidade de Pedagogia, na Academia da Força Aérea Brasileira (2008-2014). Professora substituta da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Fundamentos da Educação (2007-2008); professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (desde 2015), sendo: no Instituto Federal do Paraná - IFPR (2015-2018); na Academia da Força Aérea - AFA (2018-2019); na Universidade da Força Aérea - UNIFA (2020), e, atualmente, na chefia da Seção de Educação Superior (SES), da Diretoria de Ensino da Aeronáutica - DIRENS.

Braian Veloso, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Educação. Professor Adjunto na Universidade Federal de Lavras, Lavras, Minas Gerais, Brasil.

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2024-05-13

Como Citar

Kirsch, D. B., Veloso, B., & Mill, D. . (2024). O Ensino por Competências e as Metodologias Ativas: implicações na Prática Pedagógica Docente. Educação, 49(1), e90/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644484578

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