<b>A profissionalização do oficial da Aeronáutica: os instrutores militares</b>

Autores

  • Deise Becker Kirsch Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo
  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442673

Palavras-chave:

Military teaching, process of “teaching and learning”, Education of milit ary instructor.

Resumo

O presente artigo advém de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo discorrer acerca da educação militar, especialmente sobre a formação dos instrutores militares no âmbito da Academia da Força Aérea (AFA). Este estudo de cunho qualitativo, baseado na proposta de intervenção, a partir de formação de um grupo colaborativo, está em fase inicial e tem como foco investigar os instrutores militares. Para tanto, são apresentados neste trabalho documentos e o aporte teórico que embasa o ensino militar, especificamente o conceito de ensino e sua aplicação, além de discutir em torno dos profissionais que dele fazem parte. Além disso, busca-se na literatura sobre o ensino e a aprendizagem um suporte para a compreensão da realidade militar em foco como também elementos relevantes para os processos de ensinagem em sala de aula, a fim de que se obtenha avanços nas práticas dos profissionais envolvidos e o êxito nas aprendizagens dos alunos. Por fim, trata-se especificamente sobre os saberes e fazeres docentes, o que implica o debate em torno de uma base de conhecimento para o ensino e o processo de reflexão, necessários a todos os professores e, nesse caso, como isso repercute na profissionalização do instrutor militar.


Palavras-chave: ensino militar, processos de ensinagem, formação do instrutor militar.

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Publicado

2011-10-26

Como Citar

Kirsch, D. B., & Mizukami, M. da G. N. (2011). <b>A profissionalização do oficial da Aeronáutica: os instrutores militares</b>. Educação, 36(3), 483–497. https://doi.org/10.5902/198464442673

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua